No mundo ansioso por resultados, o pastor e escritor Tiago Cavaco provoca uma reflexão: a graça divina é suficiente mesmo diante das limitações e negativas que a vida apresenta. Em Os três nãos de Deus, ele convida o leitor a compreender como os “nãos” de Deus revelam uma divindade soberana com profundo amor.
A obra é baseada em um sermão pregado na Igreja da Lapa, em Lisboa, que alcançou grande repercussão ao viralizar em plataformas digitais – hoje com mais de cem mil visualizações. Motivado pela ressonância da mensagem para além da comunidade evangélica, Cavaco transformou o conteúdo em livro dentro dos pilares “dependência divina”, “limitações humanas” e “o verdadeiro significado de ser cristão”.
Os três nãos de Deus, segundo o autor, são inspirados na passagem bíblica na qual Paulo pede três vezes a Deus que remova o espinho em sua carne, e recebe como resposta: “Basta que tenhas a minha graça. Pois a minha força manifesta-se melhor nas fraquezas” (2 Coríntios 12:8-9). Para ele, as negativas revelam a oportunidade de aprofundar a dependência da graça divina, que sustenta e transforma.
Nessa reflexão bíblica, que entrelaça experiências pessoais e memórias comunitárias, Tiago Cavaco aborda também os desafios de ser um pastor evangélico em Portugal, país majoritariamente católico, com os dilemas, as tensões e riquezas dessa posição. O sermão incentiva o leitor a questionar se a busca contemporânea pela fé culturalmente aceita tem desviado o foco do essencial: a suficiência da graça divina mesmo perante as dificuldades impostas pela vida.
Ficha técnica
Título: Os três nãos de Deus
Subtítulo: Porque apenas a graça basta
Autor: Tiago Cavaco
Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-408-7
Páginas: 112
Formato: 12×18 cm
Preço: R$ 39,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor: Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. Pela Mundo Cristão, publicou Arame farpado no paraíso, Doidos por discernimento e Férias de fornicação e outras murmurações de um moralista. É casado com Ana Rute e pai de Maria, Marta, Joaquim e Caleb.
Instagram: @cavacotiago