Artistas e empreendedores do setor cultural iniciaram capacitação, por meio do curso “Elaboração de Projetos Culturais para Captação de Recursos”, realizado desde 24 de julho pela Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com o Sebrae Amazonas. A iniciativa visa preparar o setor para atender os requisitos da Lei Paulo Gustavo, que vai financiar atividades culturais a partir de edital.
Foram atendidas seis turmas em unidades do Sebrae em Manaus, até esta sexta-feira, 4/8. A programação de cursos vai até setembro e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site am.loja.sebrae.com.br.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, reforça o convite aos artistas para a inscrição prévia, uma vez que quanto menos problemas tiverem para a adesão, mas ganha a cultura.
“A Lei Paulo Gustavo é um grande incentivo à cultura e os cursos oferecidos em parceria com o Sebrae são instrumentos para que mais profissionais tenham acesso a essa ferramenta que vai ampliar ainda mais o alcance da nossa cultura, bem como, colocar em evidência os trabalhos dos nossos artistas que muito sofreram com a pandemia e com cortes na pasta da cultura. E por isso, não podemos perder essa oportunidade”, pontuou.
Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, o curso de formação em projetos terá um papel fundamental na preparação dos artistas para participar dos editais da nova lei.
“A qualificação dos fazedores de cultura é indispensável para que possam ter sucesso profissional e, assim, gerir suas carreiras com mais eficácia, obtendo resultados positivos nos editais que serão lançados em breve. Esse é o nosso projeto: contribuir para a profissionalização dos nossos artistas e melhorar o processo cultural”, destacou.
Uma das alunas foi a comunicadora Norma Araújo, conhecida como Manazinha. Ela celebrou a oportunidade de ampliar os conhecimentos acerca de projetos culturais. “Foi fantástico. O curso abre a cabeça, oferece novos horizontes, novas possibilidades. É sempre um aprendizado incrível. O conhecimento é tudo. Quem tem conhecimento, tem poder”, avaliou.
A instrutora do Sebrae Itamara Kennerly informou que a atividade traz ferramentas inovadoras para criação de projetos. A primeira turma atendida na sede do Sebrae, no bairro Aleixo, contou com 30 inscritos.
“Nós vamos ter turmas semanais até setembro, tudo gratuito e com certeza vai ajudar muito esses profissionais que, até então, eram vistos somente como artistas. É o ponto inicial dessa jornada profissional, para ir em busca de recursos por conta própria, sem ser por mãos de terceiros”, observou.
Conteúdo
O curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos” tem carga horária de 16 horas e possibilita o aprendizado na prática do passo a passo de como é realizado o processo e o uso das técnicas de elaboração de um projeto de captação de recursos, bem como onde buscar esses recursos. A capacitação ocorre em diferentes horários, que podem ser consultados em am.loja.sebrae.com.br.