GRAPEVINE, Texas — Quando os cineastas Jon Erwin e Jon Gunn decidiram levar a vida do Rei Davi para a tela grande, eles sabiam que estavam empreendendo uma das histórias mais ambiciosas e reverenciadas da Bíblia.
O resultado, “House of David”, um novo drama bíblico no Prime Video, chega com o peso da expectativa — e quando os três primeiros episódios chegaram às telas em 27 de fevereiro, Erwin e Gunn refletiram sobre a tarefa monumental de retratar a ascensão de Davi ao poder e, ao mesmo tempo, garantir que isso repercutisse nos espectadores dentro e fora da Igreja.
Gunn e Erwin já colaboraram em filmes baseados na fé como “I Can Only Imagine”, “The Case for Christ” e “Jesus Revolution” e, eles disseram ao The Christian Post, o sucesso desses filmes serviu como plataforma de lançamento para “House of David”.
“Muitos dos filmes que fizemos foram sobre tentar trabalhar até a habilidade de contar a história de David”, disse Erwin. “Eu não acho que você pode fazer isso como um filme. Eu acho que tem que ser uma série porque a vida de David é uma odisseia. É tão vasta e cheia de camadas. Era sobre formar a equipe certa, e Jon era o cineasta com quem eu mais queria colaborar porque eu queria um nível de humanidade e autenticidade em um palco épico.”
“Esta é nossa primeira incursão na televisão”, Gunn acrescentou, “e nós simplesmente pulamos direto nela. Uma das principais prioridades para nós era descobrir como não apenas trazer a humanidade dos personagens; não queríamos apenas que fosse bíblico ou épico; queríamos ser humanos. Queríamos pegar esses personagens e trazê-los à vida de uma forma relacionável. Mas, além disso, queríamos a precisão bíblica e a precisão histórica.”
Estrelando Michael Iskander como Davi, Ali Suliman como o Rei Saul e Stephen Lang como o profeta Samuel, “Casa de Davi” acompanha a ascensão de Davi, uma figura bíblica importante que acaba se tornando o rei mais famoso e reverenciado de Israel.
Ele contrasta a queda do rei Saul, cujo orgulho leva à sua ruína, com a ascensão improvável de Davi, um jovem pastor. Direcionado pela vontade de Deus, o profeta Samuel unge Davi, um jovem pária, como o futuro rei. À medida que a autoridade de Saul diminui, Davi embarca em uma jornada de autodescoberta e destino, enfrentando amor, perda e conflito na corte do próprio rei que ele está destinado a suceder.
“Quando um líder cai, outro deve ascender”, diz a sinopse do filme.
Um desafio significativo na adaptação da história de Davi foi a linha tênue entre honrar o texto sagrado e apresentá-lo de uma forma que pareça nova e envolvente para os espectadores modernos, disse Gunn. O cineasta revelou que os criadores de “House of David” trabalharam com historiadores, estudiosos bíblicos e consultores rabínicos para dar vida à história, enquanto o criador de “The Chosen”, Dallas Jenkins, também atuou como consultor do projeto.
“Nosso objetivo era garantir que os detalhes específicos da Idade do Bronze fossem entrelaçados no show de uma forma que parecesse autêntica e interessante”, disse Gunn. “Quanto mais você se inclina para a especificidade e a correção disso, mais interessante o show se torna. Mas, além disso, estamos lidando com material de origem realmente importante… levamos isso muito a sério. Queremos entregar para um público que conhece esse conteúdo e ama esse conteúdo.”
Um exemplo do comprometimento de Erwin e Gunn com a autenticidade é como eles prestaram atenção especial aos pequenos detalhes, como o comprimento do cabelo de Samuel (os nazireus, no Antigo Testamento, não tinham permissão para cortar o cabelo).
Erwin enfatizou a responsabilidade que os showrunners sentiam em honrar o material de origem: “A Bíblia é um best-seller por um motivo. É um dos livros mais lidos do mundo, e levamos isso a sério. Nosso objetivo não é apenas acertar, mas entregar algo que capture o espírito da Bíblia enquanto faz a história ganhar vida para uma nova geração.”
Filmado na Grécia, a imensa escala do projeto foi possível graças ao envolvimento da Amazon, uma colaboração que o cineasta descreveu como um “milagre”.
“Para uma plataforma tão grande nos dar suporte com os recursos que precisávamos para contar essa história, e ainda nos permitir controle criativo, é sem precedentes”, observou Erwin. “O sucesso de projetos como ‘The Chosen’ e ‘Jesus Revolution’ criou o espaço para que algo assim acontecesse.”
Erwin enfatizou que os espectadores familiarizados com a Bíblia talvez já conheçam os principais eventos — a ascensão de Davi de pastor a rei, sua derrota de Golias e seu tumultuado relacionamento com Saul — e aprenderão algo novo sobre as Escrituras ao assistir ao programa.
“Mesmo que você conheça bem a Bíblia, queríamos surpreender o público constantemente com reviravoltas na trama e interações de personagens”, ele disse. “Essa foi uma das alegrias deste projeto, contar uma história que todos conhecem, mas fazê-la parecer nova e fresca.”
“Há muito mais na história de Davi do que apenas a famosa batalha de Golias”, ele continuou. “Temos a chance de mostrar o que acontece no meio, e dar vida a essas partes da história de uma nova maneira.”
Refletindo sobre a relevância moderna da história, Erwin enfatizou que as verdades bíblicas sempre repercutirão em um público amplo, tanto céticos quanto fiéis.
“A jornada de David é a jornada definitiva do herói, como ‘O Senhor dos Anéis’ ou ‘Star Wars'”, ele disse. “Há uma qualidade atemporal na história de um jovem que se levanta de origens humildes para cumprir seu destino. Acho que qualquer um que ama esse tipo de história se conectará imediatamente com a jornada de David, mesmo que não esteja familiarizado com a Bíblia.”
Gunn acrescentou que a série tem o potencial de atrair públicos que, de outra forma, hesitariam em assistir a uma série bíblica.
“Você não precisa conhecer a Bíblia para aproveitar esta série. Criamos uma experiência cinematográfica envolvente que se sustenta por si só”, ele diz. “Para os crentes, trabalhamos duro para honrar o material sagrado, e para aqueles que são céticos, estamos confiantes de que eles ainda serão atraídos para a história.”
“House of David”, acrescentaram os criadores, está se preparando para ser uma produção marcante no drama bíblico, alimentada por um interesse crescente em narrativas baseadas na fé.
“Esta é a primeira vez que conseguimos dar uma plataforma tão grande para uma história bíblica, e essa é uma grande oportunidade”, refletiu Erwin. “Esperamos que este show desperte curiosidade, conversa e, finalmente, uma apreciação mais profunda pela atemporalidade da Bíblia.”
“House of David” estreia no Prime Video em 27 de fevereiro, com os três primeiros episódios disponíveis no dia do lançamento. A série continuará com episódios semanais, culminando em seu final em 3 de abril.
“House of David” é produzido pela Wonder Project, Amazon MGM Studios, Nomadic Pictures, Argonauts, Kingdom Story Company e Lionsgate Television.
Fonte: The Christian Post