Nesta segunda-feira (28), às 18h, a união de 50 anos entre as igrejas católicas do Amazonas, Maranhão e da cidade de Pistoia, na Itália, será celebrada com um evento muito especial.
Uma das integrantes da missão, a enfermeira Nadia Vettori fará o lançamento do livro cujo título é “Além…percursos de esperança” no qual relata os grandes e mais importantes momentos que marcaram a presença da igreja italiana entre os irmãos brasileiros.
A Missão Pistoia trouxe ao Brasil um grupo de religiosos e missionários leigos como os padres Humberto Guidotti, Lourenço Benesperi, Carlos Goffredi, a enfermeira Nadia Vettori e os voluntários Berta Cavicchi, Estevão e Graça Salvadori.
Nádia Vettori viveu no Brasil por mais de 40 anos e entre os cargos exercidos foi enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado (Susam) e coordenadora da Pastoral da Criança em Manaus.
O livro tem a sua primeira versão em italiano e foi lançado naquele país em novembro do ano de 2024.
O lançamento da versão brasileira será nesta segunda feira (28) no Auditório da Maromba, ao lado da Faculdade Católica, com a presença do arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, autor da apresentação do livro, do Padre Paulo Tofani, representando Dom Fausto Tardelli, Bispo de Pistoia, Bispo Dom Hudson Ribeiro, diretor da Faculdade Católica, Padre Cândido Cocavelli, Diretor Administrativo da Faculdade Católica e da jornalista e professora doutora Ivânia Vieira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que fará uma apresentação sobre a Missão Pistoia.
Haverá também a apresentação do Coral Padre Humberto Guidotti, que foi um dos mais entusiasmados integrantes da Missão Pistoia. O coral, criado em 2023, é composto, em sua maioria, por integrantes da Paróquia Menino Jesus de Praga igreja, da qual Guidotti pároco por décadas e onde se notabilizou pela realização de eventos como a Via Crúcis realizada a cada ano durante o período da Semana Santa.
Guidotti foi também coordenador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde tornou-se conhecido pela defesa dos menos favorecidos e dos submetidos à violência.
Para Nádia, a Missão Pistoia foi um caminho eclesial vivido com entusiasmo por Igrejas Irmãs, inspiradas e confortadas pela Palavra de Deus e pelos documentos do Concílio Vaticano II.
“No ano de 1973, a Diocese de Pistoia recebeu do Arcebispo de Manaus um pedido específico de ajuda missionária, por meio do padre Cesar de Florio la Rocca, presbítero de Pistoia e membro do PIME em Manaus”, contou Nadia.
No ano de 1974, a Diocese de Pistoia enviou religiosos e leigos disponíveis em caminhar com irmãs e irmãos além mar. Padres Humberto Guidotti, Lourenço Benesperi, Carlos Goffredi, enfermeira Nadia Vettori, voluntários Berta Cavicchi, Estevão e Graça Salvadori, para compartilhar caminhos de fé, de promoção humana e de resgate social com as irmãs e os irmãos de Manaus, esta é a Missão Pistoia, explica Nádia.
Quando deixaram Manaus, os religiosos e leigos trabalharam em Balsas, no Maranhão, por quase uma década.
No prefácio, o arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira afirma que a Missão de Pistoia deixou marcas na Arquidiocese de Manaus, nas Dioceses de Pistoia e de Balsas. “Sua maneira de trabalhar pelo Reino de Deus foi um anúncio feliz para milhares de pessoas que encontraram Jesus não só na Palavra anunciada, nas celebrações, nas reuniões comunitárias mas também nos mutirões, nas lutas por dignidade e justiça social”, explicou dom Luiz, destacando o trabalho de apoio aos hansenianos de Paricatuba e da Colônia Antônio Aleixo.
Após o lançamento do livro, que terá a presença do bispo emérito dom Luiz Soares Vieira, será a apresentação do cantor e compositor cristão Zé Vicente conhecido por suas canções que animam encontros e celebrações católicas.