No Brasil, há muitas décadas, em todo 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados. Essa data, além de fazer referência óbvia ao amor, ao afeto e ao carinho entre casais, remete também à imensa movimentação comercial que a acompanha. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Globo, 85% dos casais entrevistados afirmaram que têm a vontade de presentear seus parceiros este ano. Mas se a intenção é dar um belo presente, mas sem prejudicar o orçamento, que tal indicar a plataforma da BibliON? São mais de 17 mil obras literárias para acesso gratuito.
Com a BibliON, os casais podem se perder em um mundo de histórias românticas, aventuras emocionantes e poesias apaixonadas, tudo isso em um só lugar. Nada melhor do que aproveitar juntinhos uma leitura aconchegante, compartilhando momentos inesquecíveis. Então, aproveite a BibliON e deixe a magia dos livros envolver o amor neste Dia dos Namorados! ❤️
Confira abaixo nossas dicas:
Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Um dos maiores romances de sempre. Orgulho e preconceito veio, seduziu e ficou.
Quem nunca quis um Mr. Darcy na sua vida? Ser rebelde e independente como Elizabeth? Encarar o mundo com a pureza de Jane? Ou dar duas boas bofetadas a alguém que se comporte como Wickham? Orgulho e Preconceito veio, seduziu e ficou. Esta é a história da família Bennet: cinco filhas por casar e uma mãe que só pensa em encontrar-lhes maridos. Elizabeth Bennet e Mr. Darcy dão corpo a um dos maiores romances de sempre. Se ela chega a jurar que jamais gostará dele, até por ele ter antes ferido o seu orgulho, os imensos mal-entendidos e algumas peripécias poderão dar um outro rumo ao enlace. Estará Mr. Darcy disposto a quebrar o seu preconceito de classe? Não seremos, nós, verdadeiros inocentes ao julgar apenas pelas primeiras impressões? «Se o verdadeiro teste para um grande romance é voltar a lê-lo e redescobrir as alegrias de uma nova leitura, então Orgulho e Preconceito rivaliza com qualquer romance jamais escrito», jurou Harold Bloom, a maior autoridade da grande literatura.
Uma duquesa qualquer – Tessa Dare
Uma duquesa em busca de sua sucessora. Um jovem duque relutante em se casar. Uma criada que adora desafios. O que fazer com um duque relutante em se casar? A Duquesa de Halford – e mãe de Griffin, o duque libertino, irresponsável, que deseja apenas os prazeres da vida – tem o plano perfeito. Na verdade, ela conhece o lugar perfeito… Spindle Cove. No paraíso das jovens solteiras, a duquesa insiste para que o filho escolha uma dama. Qualquer uma. E ela a transformará na melhor duquesa de Londres. Griff, então, decide achar alguém que acabará com os planos e com a ideia maluca de forçá-lo a se casar… Ele escolhe a atendente da taverna Touro & Flor, Pauline Simms – que nunca sonhou com duques ou com casamento, mas sim com o dinheiro que possibilitaria uma mudança completa em sua vida e na vida da pobre irmã, Daniela. O duque e a Srta. Simms estabelecem um acordo: a mãe de Griff tem uma semana para transformar a criada em uma duquesa perfeita, então Pauline deverá ser um desastre durante sete dias e, se tudo der certo (ou melhor, se tudo der completamente errado), receberá mil libras e poderá realizar o sonho de construir a própria biblioteca em Spindle Cove. Em pouco tempo, porém, o duque é surpreendido ao conhecer Pauline e descobrir que a moça é muito mais do que uma simples atendente, e a atração entre os dois é inevitável. Mas em um mundo em que as classes sociais são o que realmente importa, vence a ambição ou o coração?
O primeiro beijo de Romeu – Felipe Cabral
Romeu está prestes a beijar pela primeira vez. E tudo seria perfeito, se não fosse por um colega de turma querendo arranjar confusão e um Prefeito… Sesível e potente, O primeiro beijo de Romeu é o primeiro romance jovem adulto do premiado roteirista Felipe Cabral. A pré-venda acompanha um marcador de páginas, um botton, um card frente e verso e uma cartela de adesivos. Rio de Janeiro, 2019: Romeu está prestes a dar o seu primeiro beijo! Entre estantes e mais estantes de livros na biblioteca da escola, o mundo, para ele, começou a adquirir uma velocidade diferente. Ele está quase lá… até que não está mais. Seu quase primeiro beijo escapa antes mesmo de se tornar realidade quando subitamente, à força, é arrancado do armário para o colégio inteiro. Agora, tudo parece correr rápido demais. Mas, para amenizar os obstáculos do mundo lá fora, Romeu tem ao seu lado uma verdadeira rede de apoio na forma de uma trupe implacável, a começar pela sua companheira inseparável, a divertidíssima Julinha, sua melhor amiga, e, claro, seus pais coruja Tim e Samuca. É então que, ainda tentando entender o que aconteceu na escola, outra surpresa desagradável: o livro de seu pai, com lançamento previsto para o dia seguinte na concorrida Bienal do Livro, acaba de ser censurado por ninguém mais, ninguém menos do que o Prefeito da cidade. Respira, Romeu! Em meio a incertezas, descobertas, um sorriso de canto e uma incontestável chamada à luta, esse fim de semana está longe de ser sossegado. E tudo está só começando. “Leve e profundo ao mesmo tempo, tão bem-humorado quanto sério, Felipe faz um golaço e esfrega na cara de todo mundo o que já devia estar mais óbvio que água: amor é para ser celebrado. Sempre.” – Thalita Rebouças “Com sua estreia na literatura jovem adulta, Felipe Cabral coloca na página toda a sua sensibilidade! Divertido, político e atual, O primeiro beijo de Romeu é um corajoso ato de resistência e, principalmente, de celebração dos afetos e das existências LGBTQIA+.” – Juan Jullian “Se todos os garotos tivessem a chance de ler a história de Romeu ainda na adolescência, milhares de armários estariam vazios.” – Stefano Volp, autor de Homens pretos (não) choram “Nesta estreia brilhante, Felipe usa sua multifacetada forma de contar histórias para criar um livro que abraça, enxuga as lágrimas e se mostra orgulhosamente para o mundo.” – Vinícius Grossos, autor de Feitos de sol.
Amora – Natalia Borges Polesso
EDIÇÃO ESPECIAL – Três contos totalmente inéditos – Prefácio da autora trazendo o contexto da produção e trajetória da obra – Depoimentos de Cidinha da Silva e Conceição Evaristo – Posfácios de Milena Britto e Luiz Mauricio Azevedo Ao se debruçar sobre as diferentes manifestações do amor entre mulheres, estas histórias revelam um delicado retrato do mundo sob a perspectiva de protagonistas repletas de nuances e complexidades. Juntas, elas formam um mosaico de violências, desejos, caos, ternura e liberdade — sentimentos que se materializam em situações tão distintas quanto uma neta lésbica que descobre coincidências inesperadas com a avó, o deslumbramento diante de uma vizinha rodeada de mistérios ou o ritual sonhador de um casal de idosas em uma manhã de domingo. Obra vencedora do Prêmio Jabuti, traduzida e publicada em diversos países, Amora se tornou um clássico contemporâneo e ganha agora esta edição definitiva, com três novos contos e textos da autora e de convidadas refletindo sobre sua produção e importância.
Para viver um grande amor – Vinicius de Moraes
Pode-se dizer deste livro que ele é um clássico moderno. Publicado pela primeira vez em 1962, seu público leitor só cresceu desde então. O título – Para viver um grande amor – parece exercer sobre nós um grande fascínio. Vinicius de Moraes não decepciona seu leitor. E talvez devêssemos acrescentar: ele nunca nos decepciona, alçando-nos, ao contrário, além de nossas expectativas. Para viver um grande amor estrutura-se de modo singular: alterna poesia e prosa. As crônicas guardam as marcas típicas do gênero, como a observação aguda do cotidiano e a linguagem despojada. Mas, além disso, conforme o próprio Vinicius, “há, para o leitor que se der ao trabalho de percorrê-las em sua integridade, uma unidade evidente que as enfeixa: a do grandeamor”. Quanto aos poemas, encontram-se, aqui, exemplares de grande força expressiva, como o impactante “Carta aos ‘Puros'”. Os Poemas não raro tomam para si a tarefa da crônica e, então, surgem experiências como os bem-humorados “Feijoada à minha moda” e”Olhe aqui, Mr. Buster” ou o seco e dramático “Blues para Emmett Louis Till”. O volume abre com um caderno de imagens que reproduz originais de Vinicius e fotografias que ajudam a recriar ouniverso afetivo e intelectual do livro. Um posfácio do ensaísta Francisco Bosco, escrito especialmente para esta edição, lança um novo olhar crítico sobre a obra, ao passo que a sessão “Arquivo”recupera textos fundamentais e por vezes pouco conhecidos, como acrônica inédita em que Carlos Drummond de Andrade fala da noite de autógrafos de Para viver um grande amor.
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.
O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.