Em janeiro de 2023, a cantora e pesquisadora amazonense Karine Aguiar anunciou em suas redes sociais, sua indicação na categoria de “Melhor Cantora Brasileira no Mundo” à premiação “Melhor do Brasil no Mundo”, que acontece desde 2020 em glamourosos monumentos europeus como a Torre Eiffel (Paris) e o Palácio de Kensington (Londres), residência oficial do Príncipe William, o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Desde então, a artista entrou em uma verdadeira corrida para a obtenção de votos que poderiam levá-la à finalíssima do prêmio em Londres no mês de setembro deste ano.
A campanha nas redes sociais contou com apoio massivo da imprensa amazonense, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, que incentivaram a população a se engajar pela candidatura da artista local. O movimento coletivo e coordenado pela internet consagrou Karine Aguiar como a primeira a amazonense a ser indicada em toda a história do prestigioso concurso e como a mulher mais votada na edição de 2023.
Na última sexta-feira (16/6) foram anunciados os finalistas nas mais de 20 categorias (vide: https://www.bestofbrazilawards.com/nomeados2023). A cerimônia de premiação deste ano irá acontecer em 16 de setembro dentro do Palácio do Parlamento Britânico (Palácio de Westminster), onde está localizado o famoso relógio Big Ben, um dos principais símbolos da capital inglesa. A premiação “Melhor do Brasil no Mundo” é organizada pela revista britânica High Profile Magazine, com sede no Reino Unido, e tem como madrinhas a atriz e modelo brasileira Luiza Brunet e a Rainha Diambi, da República Democrática do Congo.
O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar profissionais brasileiros que vivem no exterior e que promovem uma imagem positiva do país através de seus trabalhos e produtos. Dentre as 20 categorias da premiação, está a categoria de Melhor Cantora Brasileira no Mundo, à qual Karine foi indicada por iniciativa de um grupo de brasileiros residentes na França através do empresário mineiro Antonio Cançado, conhecido em toda a Europa como o Monsieur Pão-de-Queijo. Cançado, que é fascinado pela Amazônia e sonha em conhecer o Teatro Amazonas, viu na candidatura de Karine a possibilidade de trazer mais visibilidade à causa amazônica e aos artistas da floresta.
Da premiação podem participar apenas brasileiros comprovadamente residentes no exterior e o processo para a escolha do (a) vencedor (a) de cada categoria se dá em três fases:
1) Fase de nomeação, onde brasileiros residentes no exterior e no Brasil podem propor candidaturas de seus indicados;
2) Votação popular que acontece somente pelo Instagram da High Profile Magazine (@highprofilemagazine) até o início do mês de julho de 2023 e, por último;
3) Júri técnico que analisa as biografias e a relevância profissional dos indicados mais votados. O vencedor é anunciado dia 16 de setembro em cerimônia de gala dentro do Palácio de Westminster (Palácio do Parlamento Britânico, onde está localizado o Big Bem) em Londres.
QUEM É KARINE AGUIAR (www.karineaguiar.com)
É uma das vozes amazônicas mais contundentes da atualidade. Radicada na Itália desde 2020, foi mencionada pela imprensa italiana como “uma cantora versátil, poderosa e com uma magnífica segurança” (Giornale di Brescia, 2019). Nasceu em Manaus (Amazonas) e desde 2012 vem estabelecendo colaborações artísticas e acadêmicas com importantes nomes da música na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, sendo reconhecida internacionalmente pelo “Jungle Jazz”, estilo que combina a música nativa da Amazônia e o Jazz.
Em 2022, representou o Brasil na programação do Earth Day Italia promovido Radio Televisione Italiana (RAI) em Roma. É membro imortal da Academia Amazonense de Música, possui Mestrado em Sustentabilidade na Amazônia e Doutorado em Ecomusicologia. É finalista na premiação “Melhor do Brasil no Mundo” na categoria de “Melhor Cantora Brasileira no Mundo” que irá acontecer em Londres no Palácio do Parlamento Britânico em setembro de 2023.
Recentemente, foi convidada a colaborar como pesquisadora na Birkbeck University de Londres, onde irá desenvolver uma pesquisa de pós-doutorado em negócios sustentáveis na Amazônia a partir da Economia da Cultura, sob supervisão do antropólogo britânico Neil Pyper.
SOBRE A PREMIAÇÃO “MELHOR DO BRASIL NO MUNDO”
É considerada pela revista Forbes como o evento mais prestigiado da comunidade brasileira no exterior. Além da cerimônia de gala que irá acontecer em 16 de setembro no Palácio do Parlamento Britânico, o “Melhor do Brasil no Mundo” é parte de um conjunto de eventos que compõem o Brazil World Fest, o maior evento de cultura brasileira na Europa que contará com uma série de eventos dentre palestras, feiras e atividades culturais de música, dança e exposições de arte temáticas sobre o Brasil por toda a cidade de Londres. Mais informações em: https://www.bestofbrazilawards.com