Com início no dia 14 de janeiro de 2025 , os participantes terão a oportunidade de explorar, de forma prática e teórica, todas as etapas de pesquisa, criação e organização de projetos voltados para figuras no universo audiovisual. O curso será realizado nos dias 14, 16, 17, 20 e 21 de janeiro , das 13h às 17h , proporcionando uma integração no processo criativo e técnico.
Promovendo o aprendizado e a prática, o “Curso de Figurinos para Audiovisual” compartilha conhecimentos que englobam desde a pesquisa inicial até a organização e entrega de um projeto completo, com foco em atender às demandas específicas do mercado audiovisual. Esta é a primeira edição do curso, que acontece em Manaus, e é voltada para estudantes e profissionais especializados em desenvolver habilidades nessa área.
O curso será ministrado pela figurinista amazonense Melissa Màia , que possui ampla experiência no segmento de figurinos e direção criativa. As aulas serão realizadas no Ateliê Melissa Màia Figurino, consolidado há dois anos como um importante centro de formação e criação em Manaus. Com uma carga horária média de 20 horas, o curso aborda questões práticas e teóricas essenciais para a construção de figurinos que dialogam com as narrativas audiovisuais, ajudando os participantes a compreenderem como traduzir visualmente personagens, contextos e atmosferas.
Para Melissa Màia, o figurino no audiovisual é uma ferramenta indispensável para uma narrativa visual, ele não apenas apresenta os personagens, mas também situa a época, o contexto e as nuances psicológicas, um figurino bem-feito é capaz de enriquecer a história, estabelecendo conexões visuais entre o público e a obra”, explica o figurinista.
Melissa também diz que “O figurino nos permite viajar em novas histórias e traduzir todo o universo e a bagagem que carregamos, o figurinista precisa gostar de contar histórias porque é isso nos permite produzir genuinamente a partir do que imaginamos”.
A ministrante do curso, Melissa Màia, nascida em Manaus, é formada em Design de moda pelo CIESA em Manaus, e Pós Graduada em Cenografia e figurino pela Faculdade Belas Artes, premiada nacionalmente. Fez teatro no Centro Cultural Cláudio Santo, e foi bailarina clássica na Companhia brasileira de Ballet- RJ. Teve destaque e foi finalista do quadro “como manda o figurino” no Fantástico pela Rede Globo, trabalhou em produções de ópera no Festival Amazonas de Ópera como atriz, figurante e figurinista. Já teve trabalhos no audiovisual, um deles sendo premiada como melhor figurino no longa metragem “O Poço Musical” , Prêmio de Melhor Figurino no 8º Festival de Teatro da Amazônia e no Prêmio Cenym 2020 com o Espetáculo a Caixa Mágica do Natal, Cabaré Chinelo do Ateliê 23, Cenym 2023 de melhor figurino e premiada Melhor Figurino adulto no Festival de Teatro da Amazônia 2023.
O projeto foi contemplado no Edital Paulo Gustavo 2023, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.