Após um tempo em casa, quando as crianças e adolescentes estão acostumados com uma agenda diária mais flexível, a volta às aulas pode representar um desafio, principalmente no que diz respeito à adaptação de uma nova rotina, ao reencontro com os colegas e a superação de eventuais questões que possam surgir, como inseguranças ou ansiedades.
Com o retorno das atividades escolares, é fundamental que pais e educadores se preparem para acolher os pequenos de maneira carinhosa e motivadora, para que o início do período acadêmico seja menos estressante e marcado por conquistas.
Segundo a psicopedagoga e escritora Paula Furtado, a literatura infantil desempenha um papel crucial nesse processo de um recomeço escolar, tanto para os profissionais da educação quanto para as crianças. Para os educadores, os contos são valiosos aliados na introdução de valores, no estímulo à criatividade e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de linguagem. Além disso, contribuem para a construção de um espaço de ensino mais colaborativo e harmonioso para proporcionar um ano letivo mais leve e significativo.
Já para as crianças, ainda de acordo com a profissional, os livros infantis oferecem um espaço simbólico para o trabalho de emoções, como ansiedade e expectativas, além de promover vínculos afetivos e um senso de pertencimento, essenciais para o bem-estar e o sucesso acadêmico.
“Como psicopedagoga, que acredita profundamente no poder dos contos como um recurso terapêutico, vejo neles uma ferramenta única para acessar o mundo interno da criança ou adolescente. Contar histórias não é apenas um momento de lazer em família, é uma ponte que conecta emoções, medos, sonhos e aprendizados. Ao se identificar com os protagonistas, as crianças encontram meios de compreender e expressar sentimentos, muitas vezes, difíceis de nomear”, reforça Paula.
Ainda de acordo com a profissional, as narrativas trazem arquétipos e símbolos que representam os desafios universais da vida humana, como medo, perda e rejeição. No entanto, o que as torna tão poderosas é a forma como os personagens enfrentam essas dificuldades, superando-as e encontrando um final vitorioso.
Dicas de leituras
Os livros são recursos valiosos importantes para um recomeço escolar mais tranquilo e produtivo, além de ajudar as crianças a elaborar suas emoções de forma leve e segura. Quando acompanhadas de técnicas de arteterapia, como ilustrações, dramatizações ou criações de novas histórias, o impacto pode ser ainda maior, pois une a expressão verbal e não verbal e, assim, permite que o processo de aprendizagem e autoconhecimento aconteça de forma integrada e transformadora.