Único filme estrelado pela diva cantora de ópera Maria Callas, ‘Medéia – A feiticeira do amor’ (1969), dirigido pelo genial Pier Paolo Pasolini, será exibido nesta sexta-feira (16)), às 17h30, no Cine Carmen Miranda. Na sequência, às 19h30, o público poderá conferir o vencedor do Oscar de roteiro original de 1993 ‘Traídos pelo desejo’, de Neil Jordan, com os atores Stephen Rea e Miranda Richardson. Ambos com acesso gratuito.
O cinema de rua localiza-se à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja) e conta com apoios do Centro Cultural Hiléia Amazônica, À La Carte Belas Artes e Aliança Francesa Manaus.
Sexta-feira (16 de maio de 2025), às 17h30
Medéia – a feiticeira do amor (1969)
Itália/França/Alemanha (1969), 118 minutos, Drama. Direção: Pier Paolo Pasolini. Roteiro: Obra teatral ‘Medéia’, de Eurípedes com adaptação de Pier Paolo Pasolini. Elenco: Maria Callas, Massimo Girotti, Giuseppe Gentile e Laurent Terzieff. Idioma italiano.
SINOPSE: A sinopse de “Medéia” (1969), dirigido por Pier Paolo Pasolini, conta a história da feiticeira Medéia, seduzida por Jasão para que ele consiga o Velocino de Ouro e retorne ao seu reino. Juntos, fogem para a Grécia, mas Medéia é traída por Jasão, que se casa com a filha do rei. Traída e vingada, Medéia planeja uma terrível vingança.
Sexta-feira (16 de maio de 2025), às 19h30
Traídos pelo desejo (1992)
Reino Unido/Irlanda/Japão (1992), 112 minutos, Drama/Romance/Ação. Direção: Neil Jordan. Elenco: Stephen Rea, Jaye Davidson, Miranda Richardson, Forest Whitaker, Jim Broadbent. Idioma: Inglês
SINOPSE: O Exército Republicano Irlandês (IRA) sequestra um soldado inglês (Forest Whitaker), que desenvolve uma certa amizade pelo guerrilheiro (Stephen Rea) encarregado de vigiá-lo. Mas o soldado morre e o guerrilheiro vai comunicar sua morte à namorada do soldado, por quem acaba se apaixonando. Mas esta paixão lhe provocará um choque inesquecível, enquanto companheiros do IRA querem que ele participe de uma perigosa missão.