Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido são os convidados especiais para o momento cultural da ABRAS’24 Food Retail Future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que vai reunir mais de 1.200 convidados entre os dias 15 e 17 de setembro, em Campinas (SP). Com mais de 45 pessoas reunidas, a delegação amazonense chega na manhã de segunda (16) e se apresenta na noite de terça-feira (17), a partir das 20h, no palco do Royal Palm Plaza Resort.
O espetáculo montado para o evento tem duração prevista entre 1 hora e meia e duas horas e terá a presença de todos os itens (destaques individuais) que se apresentam no Festival de Parintins, bem como os cantores (levantadores de toadas), músicos e os bois de pano, as figuras centrais das apresentações de cada agremiação, o artefato construído pelos próprios artistas que dançam embaixo dele, evoluindo, dançando e são chamados de tripas do boi.
“A ABRAS’24 reúne líderes de todo o Brasil para debater o futuro do varejo alimentar. Este ano, estamos especialmente animados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival dos Bois de Parintins. Acreditamos que é essencial valorizar a rica cultura do nosso país e compartilhar nossas tradições com o mundo”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS.
As apresentações terão 13 músicas (toadas) para cada boi-bumbá e mais uma que será entoada pelos dois grupos. Cada toada funciona como trilha sonora para a apresentação do personagem no palco. Além dos tripas, vão se apresentar a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore, a cunhã-poranga, a porta-estandarte, o pajé e o amo do boi de cada bumbá. O espetáculo é liderado por um apresentador de cada lado e cantado pelos levantadores de toadas. O roteiro vai contar um pouco do que cada personagem faz no bumbódromo, local do festival de Parintins. O Caprichoso vai focar a apresentação no tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, com o qual sagrou-se tricampeão do Festival Folclórico de Parintins de 2024. O Garantido chega com o espetáculo “Segredos do Coração”, tema que defendeu este ano.
O diretor de espetáculo do Caprichoso, Carlos Kaita, lembra que essa apresentação dos bois já foi vista em várias capitais brasileiras, este ano. “Esse espetáculo já foi apresentado, em 2024, com sucesso de público em Curitiba, Brasília, São Luís e, agora, estaremos apresentando em Campinas. Nós teremos a apresentação de todos os itens oficiais e indumentárias oficiais de arena”, afirma Carlos Kaita. Pelo Garantido, o diretor Rivaldo Pereira espera uma grande receptividade do povo de Campinas. “Nossos artistas vão levar para o palco um pouco da beleza que é o nosso festival, com o simbolismo cultural que representamos e com a cultura amazônica na forma da nossa música, dança e artes cênicas”, afirma o diretor.
Personagens
O amo do boi tem uma participação diferente no palco. É ele que declama versos, saudando o público, exaltando o seu boi e fazendo desafios ao adversário que, segundo a tradição parintinense, é chamado de “boi contrário”. É o amo que chama a plateia, chamada de galera, para participar do show. A rainha do folclore se apresenta com temas sempre voltados para a tradição cultural amazonense, dançando uma toada ligada ao seu personagem. A porta-estandarte carrega o pavilhão do seu boi-bumbá, representando o tema defendido em cada ano. A cunhã-poranga, considerada a mulher mais bonita da tribo, traz beleza e força representando a ancestralidade dos povos originários, assim como o pajé, protagonista do momento místico indígena do espetáculo, com uma performance sempre impactante. Lembrando que essa sequência é apresentada em dose dupla, do lado do Caprichoso, simbolizado pela cor azul, e do lado do Garantido, representado pela cor vermelha. Os artistas que estarão no palco de Campinas são integrantes dos bois com atuação também em diversas áreas culturais fora do festival de Parintins.
Reconhecimento
Os bois de Parintins realizam, há 57 anos, o festival da cidade e, na semana passada, foram reconhecidos por lei como Manifestação da Cultura Nacional. Desde 2018, os bois-bumbás também são considerados como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Artistas
Apresentador: Edmundo Oran (CAP) e Sebastião Júnior (GAR)
Levantador de Toadas: Patrick Araújo (CAP) e David Assayag (GAR)
Amo do Boi: Prince Caprichoso (CAP) e João Paulo Faria (GAR)
Rainha do Folclore: Gleise Simas (CAP) e Edilene Tavares (GAR)
Sinhazinha da Fazenda: Valentina Cid (CAP) e Noely Reis (GAR)
Porta-Estandarte: Marcela Marialva (CAP) e Lívia Christina (GAR)
Cunhã-Poranga: Marciele Munduruku (CAP) e Cleandra Tavares (GAR)
Pajé: Erick Beltrão (CAP) e Adriano Paketá (GAR)
Boi (tripa): Alexandre Azevedo (CAP) e José Batista (GAR)
Diretor de Espetáculo: Carlos Kaita (CAP) e Rivaldo Pereira (GAR).
A banda que vai executar as trilhas sonoras é formada por músicos de Parintins e Manaus e atuam nos eventos oficiais dos dois bumbás.