O Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro) recebe o público, neste domingo (30/4), véspera de feriado, para a apresentação do “Cabaré Chinelo”, produção do Ateliê 23 inspirado na pesquisa de Narciso Freitas e em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq. O espetáculo inicia às 19h e os ingressos vão ser vendidos na bilheteria por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira). O pagamento pode ser feito por meio de Pix, dinheiro e cartões de crédito e débito.
Em temporada desde novembro do ano passado, a história de Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota, meretrizes exploradas no período da Belle Époque em esquema de tráfico internacional e sexual, ganhou adaptações pelo caminho. Segundo Eric Lima, que interpreta o Diabo na obra, camadas foram adicionadas ao espetáculo com a participação de novas atrizes, da receptividade da plateia e da imersão no processo em diferentes níveis de laboratório.
“Estamos sempre em processo e, com certeza, o espetáculo segue se modificando. Quem assistiu mais de uma vez percebe que temos músicas novas, a Antonieta ganhou a trilha ‘La Muerte’, os figurinos e as falas mudaram, as improvisações sempre se modificam”, comenta o artista que divide a direção do Ateliê 23 com Taciano Soares. “Estudamos como o espetáculo consegue ser novo e, nesse sentido, a troca dentro do elenco se dá com muito mais dinâmica e muitas coisas novas acontecem”.
Eric destaca ainda que ter apresentado a peça no Casarão da Inovação Cassina, prédio histórico que sediou o Hotel Cassina e passou a ser chamado de Cabaré Chinelo a partir da decadência da borracha, trouxe outra densidade para o trabalho.
“Durante o processo de pesquisa, tivemos acesso a jornais, muitos documentos e conhecemos de perto a história de cada uma dessas mulheres, mas estar lá dentro, proporcionou uma nova dimensão na construção de cada personagem”, explica o ator. “Voltamos para o Gebes com esse conhecimento de experimentação e esse aspecto histórico mais interessante”.
Primeiro semestre – Em maio, o “Cabaré Chinelo” vai ser apresentado no Teatro Gebes Medeiros nos dias 25, 26, 27, 30 e 31 às 20h e, no dia 28, às 19h.
Em junho, tem espetáculo nos dias 10, 11, 17 e 18. Aos sábados, as sessões iniciam às 20h e, aos domingos, às 19h, com ingressos à venda na bilheteria.
O “Cabaré Chinelo” tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.