A Aliança Francesa Manaus mudou de localização, e agora se encontra no endereço Rua Ferreira Pena, 37, próximo à Santa Casa de Misericórdia, bairro Centro, na Zona Sul. A nova sede é resultado de uma iniciativa do Comitê da Aliança Francesa Manaus, sob administração da presidente Claudia Mendonça e conta com apoio da BIC e Beneficente Portuguesa.
No dia 8 de março, das 17h às 19h, ocorre a inauguração oficial do espaço, com uma exposição inaugural dos Olímpicos de Aurélien Jeanney e apresentação do Coral da Aliança Francesa. O objetivo da mudança de endereço é entregar um espaço mais confortável e com melhor localização para todos, para maior imersão no mundo francófono.
Segundo o diretor-executivo da AF Manaus, Avelino Rodrigues, o ambiente é um prédio histórico que traz lembranças da época da Manaus Belle Époque, o que possibilita maior interesse pela imersão no idioma francês.
“A inauguração do prédio marca não somente a visibilidade da Aliança Francesa, mas a coloca no local onde esta realmente surgiu, nessa Manaus Belle Époque, esse Centro Cultural. Nós acreditamos que não só engrandece a Cidade de Manaus, mas faz com que as pessoas possam olhar para a Aliança Francesa e lembrar do passado, dos tempos áureos da borracha”, ressaltou o diretor.
Fundada em 1883 em Paris, a Aliança Francesa tem como principal objetivo a difusão da língua e cultura da França no âmbito mundial. Em 1972, surge a unidade de Manaus, que oferece cursos de ensino da língua nas modalidades on-line e presencial, e é referência na cultura e arte francófona na capital.
Casa de franceses
A nova sede da AFM está localizada na rua Ferreira Pena, no Centro histórico da cidade. É um prédio que pertence à Beneficente Portuguesa e que estava desativado há alguns anos.
“Nós entendemos que a Aliança Francesa de Manaus precisa estar muito bem localizada e à disposição de todos os amazonenses. Nada mais justo do que estarmos no Centro histórico de Manaus. A preparamos com muito carinho para que os manauaras e todos que aqui recebemos, sintam um pouquinho da França neste lugar”, disse Claudia Mendonça.
Originalmente, o prédio data 1939 e pertenceu a um casal francês que morava em Paris.
“Quando nós descobrimos esta familiaridade, foi muito emocionante. E tivemos mais força para buscar esta parceria com a Beneficente Portuguesa. Nosso intuito é disponibilizar a todos, o aprendizado da língua francesa e do universo deste idioma que vai além de um sotaque charmoso, tem sua cultura, sua culinária, seu povo, suas influências no mundo inteiro, inclusive na arquitetura da nossa cidade, dentre outros aspectos”, justifica a presidente do Comitê.