A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil | A memória é uma ilha de edição chega aos últimos dias em cartaz no Sesc 24 de Maio, ocupando todos os andares expositivos do prédio com um conjunto de mais de 100 obras entre têxtil, pintura, fotografia e uma presença destacada de vídeos instalados em grande escala, de 60 artistas ou coletivos do Sul Global, de países da África, das Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania.
Neste mês, a mostra promoveu os últimos encontros com artistas e encerra a programação com uma performance multidisciplinar. Em 22 de fevereiro, a cantora, compositora e cineasta Ava Rocha fará uma provocação cênica a partir de escritos e pensamentos do poeta Waly Salomão, autor da frase, A memória é uma ilha de edição, que intitula esta edição da bienal.
Sobre a expografia, Raphael Fonseca afirma: “Não se trata de uma exposição separada por blocos distintos e delimitados. Buscamos explorar conversas que vão tanto no sentido de tópicos de trabalhos, quanto linguagens, geografias e gerações”. Para ele, “é interessante pensar que essa edição tem um certo caráter de hiper estímulo, no sentido que temos vídeos em diversos formatos, como projeção, monitor, tablets, além de videowalls, pinturas, desenhos e performances que aconteceram periodicamente; fotografia, escultura e trabalhos que respondem a espaços específicos da arquitetura do Sesc 24 de Maio”.
Além de uma ampla agenda de encontros com artistas e curadores, esta edição contou com uma premiação dividida em cinco categorias que incluem residências artísticas nacionais e internacionais e prêmios em dinheiro, com o intuito de fomentar a produção artística do Sul geopolítico.
Realizada em outubro, por um júri internacional que analisou os trabalhos dos 60 artistas participantes da edição, a premiação contemplou os artistas Gabriela Pinilla (Colômbia), Sada [regroup] (Iraque), Nolan Oswald Dennis (Zâmbia), Maksaens Denis (Haiti), Janaina Wagner (Brasil), Vitória Cribb (Brasil), Bo Wang (China), Leila Danziger (Brasil) e Froiid (Brasil).
Contemplado com o prêmio Sesc de Arte pela instalação “O Pulo do Gato”, o artista Froiid comenta que “participar da exposição é um privilégio pela trajetória da associação, que a cada edição se renova e traz novas possibilidades de comunicação com o público. Realizar meu trabalho em diálogo com os passantes e com a arquitetura do Paulo Mendes da Rocha permitiu apresentar a obra de uma forma que poucas instituições no Brasil e até fora do país podem proporcionar para os artistas”.
SOBRE O VIDEOBRASIL
O Videobrasil é uma plataforma de arte e uma associação cultural que pesquisa e difunde a produção artística das regiões do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Criado e dirigido por Solange Farkas, integra uma rede de ações que inclui exposições, mostras, publicações, documentários, encontros e residências artísticas. Com mais de mil obras em vídeo e quatro mil itens, seu acervo é referência para conservação de vídeos, videoinstalações e registros de performance no continente.
SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.
SERVIÇO
22a Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição
Local: Sesc 24 de Maio
Período expositivo: 18 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Classificação Livre | Entrada gratuita