Com a chegada da Páscoa, um dos símbolos mais tradicionais é o coelho com seus ovos de chocolate. Crianças internadas no Hospital Rio Solimões deram um verdadeiro show durante a oficina de montagem de ovos de Páscoa para que os pequenos pudessem, por alguns instantes, esquecer o momento difícil de internação.
De acordo com a assistente social, Gerlane Farias, esse tipo de ação contribui significativamente para a rápida recuperação dos internados.
“Esse momento faz parte de um projeto da rede Hapvida NDI que é o ‘Pequeno Chefe’. Está dentro do programa de acolhimento da unidade e é muito importante, pois faz parte de uma terapia. Sabemos que a Páscoa não é só chocolate e coelho, mas também morte e renascimento de Jesus. É um momento importante para a igreja, de renascimento e esperança. Os pais estão adorando, as crianças ficaram muito satisfeitas. Selamos um momento importante para a empresa e para a vida dessas crianças”, disse a assistente social.
A ação acontece simultaneamente nas 41 unidades pediátricas ou com alas dedicadas à pediatria da Hapvida NotreDame Intermédica em todo o Brasil. A ação é organizada pelos profissionais de Nutrição, em parceria com o setor de Enfermagem e Assistência Social da companhia.
O industriário Clério Augusto, de 30 anos, que está acompanhando a filha Ana Clara, de 11, parabenizou a iniciativa. “É muito bom um momento desses, pois serve para que a as crianças possam descontrair e sair um pouco do ambiente de hospital, monótono. A minha filha está internada tratando uma bactéria há uma semana e, amanhã, estaremos de alta. Eu nunca vi esse tipo de ação em hospital nenhum e tenho certeza que, assim como a minha, logo, outros estarão de alta”, comemorou.
A oficina foi realizada no refeitório da unidade em Manaus e contou com participação de sete crianças sob a supervisão do corpo clínico para garantir a segurança e o bem-estar dos pequenos. Os pacientes liberados pela equipe médica ganharam avental, touca e orelhinhas de coelho. Eles tiveram a oportunidade de personalizar seus próprios ovos de Páscoa, e ainda pintaram figuras com giz de cera.
“A Páscoa tem um significado muito simbólico de renovação e esperança, além de ter um forte componente lúdico, de brincadeiras e imaginação. Por isso, aproveitamos a data para trazer um momento de leveza para os nossos pequenos pacientes, aliando a diversão de colocar a ‘mão na massa’ com os estímulos que o ato de cozinhar proporciona, como aprimorar a coordenação motora e estimular a criatividade e as noções de higiene”, destaca Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente.