As altas temperaturas e calor intenso fazem com que o corpo transpire mais e durante a noite isso pode acontecer com frequência. Por isso, trocar regularmente as roupas de cama é fundamental e para ajudar na higienização correta e segura das peças, Angelo Max Donaton, CEO da maior rede de lavanderias self-service do país, listou alguns erros muito cometidos pela maioria das pessoas e que podem ser evitados com simples dicas.
Não ler as etiquetas- Os tecidos exigem diferentes tipos de cuidados. Por isso, antes de colocar na máquina, é essencial verificar as etiquetas, principalmente para saber se o uso de secadora é permitido e quais temperaturas devem ser evitadas. Essas precauções evitam danos que podem ser irreversíveis quando não há o cuidado necessário.
Uso excessivo de produtos- É comum acharem que quanto mais sabão e amaciante, melhor. Isso é um mito. O excesso de produtos pode resultar no acúmulo de resíduos e isso deixa os lençóis mais ásperos e reduz a capacidade de absorção de cobertores e edredons. Por isso, optar por lavanderias self-service, pode ser uma boa opção. Esses locais possuem incluso no serviço o uso de produtos profissionais específicos e na medida certa para cada tipo de lavagem.
Não separar- É muito importante separar as peças do restante da família. Além de evitar contaminação, assegura que as mesmas não sofrerão danos. Misturar lençóis e fronhas com roupas comuns pode fazer com que fiapos e sujeiras se prendam ao tecido. Além disso, itens pequenos podem se enrolar dentro dos lençóis, dificultando a limpeza completa. Alguns materiais mais pesados, como o jeans, podem estragar tecidos mais delicados. Essas peças costumam ser mais frágeis, por isso é recomendado lavar separadamente e com produtos hipoalergênicos.
Guardar peças molhadas- Guardar roupas de cama ainda úmidas pode causar mofo e mau cheiro. Ao armazenar, certifique-se de que estejam completamente secas e, se possível, guarde-as em local arejado.