A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), pede apoio aos cidadãos para que denunciem ações de depredação dos espaços públicos, especialmente as plataformas de ônibus, que são essenciais aos passageiros e são de uso coletivo.
Recentemente, foi observado um aumento no uso indevido desses locais para a colagem de adesivos publicitários. Essa prática, além de ilegal, prejudica a estética e a manutenção dos espaços. Adesivos colados nas plataformas de ônibus danificam a estrutura, dificultam a limpeza e colaboram para uma imagem negativa do local, comprometendo a harmonia urbana do espaço público.
“Essas plataformas, especialmente na avenida Cosme Ferreira, na zona Leste da cidade, foram revitalizadas recentemente para disponibilizar aos usuários do transporte coletivo um espaço seguro, limpo e harmônico para que possam se sentir bem, enquanto esperam o seu coletivo”, disse Alexandre Frederico, vice-presidente de transportes do IMMU.
O IMMU reforça que a Procuradoria Jurídica do órgão adotará medidas legais, abrangendo esferas civis e criminais, contra os responsáveis por empresas que praticarem esse vandalismo nas plataformas da avenida Cosme Ferreira e em outras ações de colar adesivos publicitários em locais não autorizados, como é o caso das plataformas de ônibus. A medida visa coibir tais atos, protegendo a integridade e a estética dos espaços públicos.
É fundamental lembrar que a depredação de espaço público é uma infração grave. A Prefeitura de Manaus enfatiza que ações como essa são consideradas vandalismo e estão sujeitas a penalidades conforme as leis municipais.
“A cidade é de todos e cuidar do nosso ambiente urbano é um dever compartilhado, nos ajude a proteger os nossos espaços públicos. Denuncie para a polícia esses vândalos”, finalizou Alexandre.
Por Marcelo Lima / IMMU
Fotos: Divulgação / IMMU