A partir do projeto SWPERFI, caracterizado como pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I) e intitulado Técnicas de Inteligência Artificial para Análise e Otimização de Desempenho de Software, estudantes de doutorado, mestrado, pós-graduação, graduação e membros do projeto poderão ampliar seus horizontes realizando uma imersão em tecnologia com um estágio em P&D/PD&I na sede da Motorola, nos Estados Unidos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Computação (IComp), com a Flextronics e a Motorola.
A troca de experiências por meio deste estágio será fundamental para consolidar todo o aprendizado promovido em salas de aula e laboratórios de ensino, preparando os profissionais de tecnologia. A capacitação de recursos humanos em ambientes de computação e inteligência artificial é essencial para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação ágil e preparado para enfrentar os desafios da sociedade global. Com o esforço e comprometimento de diversos atores, é possível alcançar resultados expressivos e a parceria dos entes envolvidos é um exemplo do que pode ser feito para consolidar este cenário.
“A iniciativa da Ufam e da Motorola, bem como de todos os envolvidos, é motivo de orgulho para todos do ecossistema de inovação do Amazonas. Reforça o compromisso de se buscar fomentar a capacitação de pessoal tão necessária para adensarmos ainda mais o Polo Digital de Manaus e prepararmos os profissionais para que saibam lidar com as exigências de um mercado extremamente rigoroso, mas altamente recompensador. Parabenizo todos que lutaram por essa oportunidade ímpar”, afirmou o diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM).
Alinhamento
Esta capacitação promovida por meio da parceria entre academia e o setor privado está alinhada ao que é necessário para garantir que o ecossistema de inovação da região possa ser cada vez mais consolidado e cresça em resultados e relevância no país. “É notório que com recursos humanos qualificados, maior será a entrega de produtos, serviços e inovações para a sociedade”, destacou Monteiro.
Para o diretor executivo da APDM, a iniciativa converge com o trabalho que a Associação e seus associados têm buscado constantemente, que é a contínua formação, qualificação e capacitação de pessoal. “Todo ecossistema de inovação tem a necessidade de profissionais altamente preparados, e em grande quantidade, para que possam ser atendidas as necessidades do mercado. Com certeza a troca de conhecimento advinda deste estágio internacional promovido entre Ufam e Motorola muito tem a agregar para isso”, finalizou Monteiro.