Um levantamento realizado na base de dados da Companhia de Estágios, líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, revela que o setor de Engenharia foi o grande destaque na geração de novas vagas de estágio em 2024. Com um crescimento na oferta de vagas em comparação a 2023, a área mostra forte alinhamento com demandas do mercado por sustentabilidade, inovação e eficiência. A análise refere-se aos processos seletivos conduzidos pela empresa, para uma média de mais de 4 mil vagas por ano.
Os cursos de Engenharia de Agronegócios e Engenharia Elétrica Eletrotécnica lideraram a expansão, mas outros cursos também apresentaram desempenho notável: Engenharia de Qualidade e Melhoria de Processos, , Engenharia em Inovação Agrícola Sustentável e Gestão de Qualidade e Engenharia de Produção. Além disso, cursos que tradicionalmente já possuem alta demanda por profissionais em início de carreira, como Engenharia de Produção, seguem apresentando crescimento de vagas.
De acordo com Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, o desempenho do setor está diretamente relacionado à transformação do mercado. “As empresas estão em busca de profissionais que tragam soluções para aprimorar metas de eficiência e sustentabilidade, o que reflete o avanço de áreas voltadas à eficiência produtiva e inovação. Além disso, os profissionais de engenharia têm sido absorvidos também em áreas como finanças, gestão e dados, por conta da sua formação técnica. Isso tem elevado a procura por talentos em Engenharia de forma acelerada”, explica.
Tecnologia em alta
A área de Tecnologia também registrou crescimento expressivo, com destaque para cursos que atendem a demandas emergentes do mercado, entre eles, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Gestão de Segurança e Defesa Cibernética e Tecnólogo em Redes e Conectividade.
Para Mavichian, o mercado tem priorizado profissionais capazes de lidar com desafios modernos, como eficiência energética e cibersegurança. “A digitalização trouxe novas prioridades às empresas, e cursos voltados a tecnologia se destacam como indispensáveis. Isso também reflete uma evolução no perfil de contratações, que agora demandam maior especialização.”
Marketing é tendência
Outro curso em evidência foi o de Marketing Digital e Data Science, que combina comunicação e tecnologia. “A análise de dados integrada à comunicação é uma tendência essencial, que reforça a busca por profissionais com visão estratégica em múltiplas disciplinas”, acrescenta o executivo.
Nos cursos da área de Marketing e Comunicação, os destaques ficaram por conta de cursos como Comunicação e Propaganda, Comunicação em Multimeios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais.
A expansão destes cursos reflete como o mercado de comunicação está em constante adaptação às novas mídias e à digitalização das marcas. Isso justifica o aumento exponencial em cursos que trazem uma abordagem mais contemporânea e técnica.
Administração tem crescimento moderado
Os cursos voltados a áreas de negócio, tradicionalmente com alta demanda, também registraram crescimento nas vagas de estágio em cursos como Administração com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação e Administração com Formação Específica em TI.
“Com a tecnologia cada vez mais integrada aos processos de gestão, há uma demanda crescente por administradores que entendam de tecnologia e possam otimizar operações complexas”, afirma Mavichian.
Os cursos mais requisitados pelas empresas nas aberturas de vagas evidenciam como o mercado de estágios tem sido um termômetro das mudanças na economia e nas estratégias empresariais. “É um momento promissor para os estudantes que investem em qualificação alinhada a essas demandas em ascensão”, conclui.