A Defensoria Pública do Estado do Amazonas vai lançar, na próxima quarta-feira (7), a Política Estadual da DPE-AM de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades. O evento é aberto ao público e visa esclarecer sobre o atendimento ofertado esse grupo vulnerável, levando em consideração as suas especificidades.
O lançamento acontecerá no auditório da sede da instituição, localizada na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 15h30, e vai contar a participação de representantes de órgãos e secretarias municipais e estaduais que lidam com o atendimento da população de rua. O defensor púbico geral, Ricardo Paiva, também estará presente.
Para participar, os interessados devem se inscrever na modalidade presencial, por meio do link https://bit.ly/45GJACK, ou na modalidade virtual no link https://forms.office.com/r/f2k2KTCZsD.
Segundo a defensora pública Stefanie Sobral, que coordenou a criação da política pública no âmbito da DEP-AM, o encontro visa esclarecer sobre o funcionamento e atendimento a esse público vulnerável, de forma prioritária e desburocratizada.
“A política busca facilitar o acesso dessa população à Defensoria Pública, por meio de um atendimento humanizado e especializado, levando em consideração todas as especificidades desse público”, afirmou a defensora.
Durante o evento, o professor Gustavo Borges, doutor em Direito e consultor em Direitos Humanos, e que auxiliou na elaboração da política estadual sobre o tema, irá ministrar na aula magna.
O lançamento da Política Estadual de Atenção às pessoas em situação de rua marca ainda o início do curso sobre a temática, que será ofertado nos dias 14, 24 e 28 de junho aos servidores da Defensorias. O objetivo é oferecer capacitação técnica àqueles que atuam no atendimento especializado e na garantia do acesso à Justiça de pessoas em situação de rua.