O mês de julho tem um significado para lá de especial para as crianças. Afinal, marcado pelas férias escolares do meio do ano, o período tem como objetivo conceder um breve descanso para a criançada poder dar um último gás nos últimos meses do ano. Por outro lado, a folga dos estudos pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para muitos pais e responsáveis que precisam encontrar maneiras de ocupar o tempo livre dos seus filhos.
De modo que as crianças não fiquem ociosas e sigam estimulando seu aprendizado, o ideal é buscar atividades que sejam divertidas e, ao mesmo tempo, criativas. Com o objetivo de ajudar os pais, a influenciadora de maternidade com mais de dois milhões de seguidores e mãe de gêmeos, Layse Cohen, reuniu seis atividades imperdíveis para entreter os filhos durante as férias escolares de julho. Confere aí:
Acampamento na sala de casa
“Monte uma cabana com lençóis e almofadas, crie um ambiente aconchegante e divertido. As crianças podem trazer seus brinquedos favoritos e até mesmo contar histórias antes de dormir. É uma maneira de estimular a imaginação e proporcionar momentos de diversão em família”.
Fazer uma horta em casa com garrafa PET
“Pegue as garrafas PET: primeiramente, compre mudinhas (nós pegamos de alface e cebolinha). Coloque terra nas garrafas, corte a parte superior, faça um pequeno buraco no meio da garrafa onde você colocará a mudinha. Está pronta para ir para sua horta! Agora, só lembrar de regar para ela ir crescendo”.
Desenvolver um móbile com elementos da natureza
“Leve seus filhos para ajudar a catar florzinhas, plantinhas e folhas. Depois, junte palitos de picolé, cola quente e fita adesiva larga. Comece colando as pontinhas dos palitos um no outro, montando um quadro, e encape tudo com a fita adesiva de um lado. Coloque as plantas e encape novamente com a fita adesiva do outro lado. Seu móbile com elementos da natureza está pronto! Você pode pendurá-lo no jardim ou na parede de casa para decoração”.
Ir ao cinema
“Escolha um filme infantil em cartaz e faça da ida ao cinema uma experiência especial. Além de ser uma atividade divertida, é uma oportunidade para as crianças socializarem e vivenciarem momentos diferentes do cotidiano”.
Ir ao museu
“Visitar museus é uma ótima maneira de unir aprendizado e diversão. Muitos museus possuem áreas interativas destinadas às crianças, onde elas podem tocar, explorar e aprender de forma lúdica sobre diversos temas”.
Executar receitas na cozinha com as crianças
“Escolha receitas simples e envolva as crianças no preparo. Pode ser algo como biscoitos, bolos ou até mesmo uma salada de frutas. Cozinhar é uma ótima maneira de ensinar habilidades práticas, além de ser uma atividade prazerosa e educativa”.