Nesta quarta-feira (28/05), a partir das 20h30, ciclistas de Manaus (AM) realizarão um ato público em defesa da bicicleta como meio de transporte e pela paz no trânsito. A mobilização faz parte das ações do movimento Maio Amarelo e acontecerá na Avenida Constantino Nery, em frente ao Centro de Convenções Vasco Vasques.
A previsão é que mais de 150 ciclistas participem da manifestação. Um dos grupos confirmados é o projeto Pedala Livre, que iniciará sua concentração às 19h, com saída prevista para às 20h, da Rua Rafael Assayag, nº 82, no bairro Alvorada 1. Os participantes levarão balões amarelos, faixas e equipamentos de som para chamar a atenção da população e das autoridades sobre a importância do respeito ao ciclista e da construção de um trânsito mais seguro.
“Queremos convidar todos os ciclistas para estarem presentes neste importante ato. Precisamos que a bicicleta seja vista e respeitada no trânsito. Assim, podemos conscientizar o povo manauara e sensibilizar o poder público sobre a necessidade de políticas públicas que reduzam acidentes e mortes de ciclistas em Manaus”, afirmou Fernando do Pedala, líder do projeto Pedala Livre.
O percurso do Pedala Livre seguirá pela Avenida Desembargador João Machado (Franceses) até a Avenida Constantino Nery. Após o ato principal, os ciclistas continuarão pedalando em direção à Bola das Letras, passando pelo Prosamim e encerrando a manifestação com um protesto pelas ruas do bairro Alvorada.
O evento faz parte do movimento global Maio Amarelo, que busca promover a conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, com foco no comportamento seguro e no respeito à vida.