Na noite de sábado (11) a Defesa Civil emitiu nota em suas redes sociais pedindo para que a população de Manaus ficassem alertas para as chuvas deste domingo (12), pois a previsão era de 100mm de água para a capital amazonense.
Ainda na madrugada do domingo a chuva chegou extremamente forte. E somente com os primeiros raios de sol viu-se o estrago ocasionado. Até às 12h haviam mais de 40 ocorrências na cidade em diversas zonas, quedas de árvores, casas, muros, alagamentos, desbarrancamento de encostas.
A Defesa Civil informou que a central está sobrecarrega com o número de demandas.
O índice de pluviometria informado é de 62 mm de média nas últimas 24 horas.
Ainda segundo a Defesa Civil, as áreas mais atingidas são:
- Oeste= 52mm
- Norte=67mm
- SUL= 55mm
- Leste= 74mm
Na comunidade Monte Cristo, no Monte das Oliveiras, zona Norte
As ocorrências são atendidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), e a de maior atenção é o desmoronamento de barranco na comunidade Monte Cristo, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, que fechou o acesso às ruas e atingiu dezenas de residências. Uma força-tarefa com as secretarias de Defesa, Assistência Social, Limpeza Pública, Infraestrutura e Administração foi montada para que a situação fosse resolvida o mais breve possível. Técnicos e engenheiros da Seminf estão in loco para que,de forma emergencial, possam conter os danos causados.
No último sábado, nove famílias foram retiradas de suas residências e cadastradas pela Defesa Civil de Manaus para o programa Auxílio Aluguel. Com as fortes chuvas deste domingo, que já ultrapassam a cota de 80 milímetros, mais 12 famílias foram inseridas no Aluguel Social, perfazendo um total de 34 famílias em atendimento pela prefeitura desde o início do monitoramento na área, em 20 de fevereiro.
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve com uma equipe de 15 pessoas atuando no atendimento às famílias neste domingo, em vários bairros da cidade, principalmente nas zonas Norte e Leste. Além do Auxílio Aluguel, as famílias também receberam os kits de itens eventuais com cesta básica, materiais de higiene pessoal e colchão.
Veja os vídeos de diversos pontos da cidade:
A primeira imagem mostra como na natureza os animais percebem o perigo chegando, uma família de capivaras saem do igarapé do Mindú, no Parque 10, posteriormente a imagem é de como a região foi afetada pelo transbordo do mesmo igarapé.