O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), visitou, na tarde da quarta-feira (26/07), os projetos esportivos do Instituto Mover, localizado no Conjunto Cidadão 6, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. Durante a visita, o parlamentar esteve no campo Carlos Braga, um dos polos do instituto, e que atende mais de 120 crianças da comunidade com aulas de futebol e outras modalidades.
Ex-jogador profissional e um amante do futebol, Caio André ressaltou a relevância que o esporte tem na formação de uma sociedade mais justa, e quão salutar é o trabalho do Instituto.
“Eu estou muito feliz de estar aqui. Quando vejo pessoas que se importam com o futuro da humanidade, com o futuro do mundo, é de encher os olhos de orgulho. O Instituto Mover faz um trabalho sensacional, pois une o esporte e a escola”, disse Caio André.
“Todas as crianças e adolescentes que aqui participam têm que estar com a frequência escolar em dia, o que é essencial para termos homens e mulheres de bem na nossa sociedade. A receita para um futuro melhor é fazer com que o esporte e a educação sejam aliados eternos, isso é basilar para termos um futuro melhor”, acrescentou o vereador.
Caio ressaltou, ainda, um dos seus Projetos de Lei que busca unir esporte e escola.
“Nós temos um PL, 403/2022, que busca exatamente isto, que as escolinhas de futebol de Manaus assegurem seus atletas menores de 18 anos em uma instituição de ensino, ladeado à assiduidade da frequência escolar. Isso faz com que nossas crianças, que praticam esporte, tenham um futuro promissor, seja ele no esporte ou através da educação como cidadão. Eu gostei bastante do que vi aqui, vamos trabalhar para destinar emendas a este projeto e ajudar a transformar mais vidas. Esse é um compromisso meu”, enfatiza Caio André.
De acordo com uma das colaboradoras do Instituto, Leuda Farias, o principal objetivo é tirar as crianças e jovens da ociosidade e permitir um futuro melhor para eles. Além dos projetos esportivos, a instituição ajuda mais de 500 famílias em vulnerabilidade social que estão cadastradas. Mais que ajudar pessoas, a Instituição quer dar a contribuição para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Nós estamos muito felizes com a visita do presidente Caio André. A vinda dele aqui nos traz esperança, pois muitas vezes nós somos ignorados pelo poder público. Todo trabalho esportivo feito através do instituto, é gratuito, nossos professores são voluntários, mas são guerreiros. São eles que conhecem a realidade de cada criança, cada família, pois visitam, pedem o boletim e frequência escolar, exatamente para garantir que essas crianças possam ter um futuro melhor”, destacou Leuda.
“Eu agradeço, de coração, aos professores do Instituto, mas também a minha gratidão ao vereador Caio André, que é um ex-atleta, que sabe das dificuldades que essas crianças têm na busca de um futuro melhor, de um sonho. Somente que tem experiência, teve a vivência das dificuldades, poderia ter essa sensibilidade que ele tem. Muito obrigada pela parceria”, concluiu a colaboradora.