Em uma ação solidária e de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional a Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) doou 50 quilos de pirarucu à Associação de Catadores Filhos e Filhas de Guadalupe- ASCAFIGUMA, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 15, com o apoio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (Consea-AM) e da Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror-AM).
A doação beneficiou 30 famílias de catadores de materiais recicláveis, que tiveram seu espaço de trabalho e geração de renda comprometido após a estrutura da galeria de escoamento do prédio, cedido pela Arquidiocese de Manaus, ser afetada.
A entrega simbólica do pescado foi feita pelo presidente do Consea-AM, Clodoaldo Pontes, que ressaltou a importância da participação e compromisso social entre a sociedade civil, o poder público e as organizações comunitárias:
“Todo dia, toda hora é momento de praticar a segurança alimentar e nutricional começa com ações como esta, que conectam o alimento saudável e de origem sustentável à mesa de quem mais precisa. É uma demonstração concreta de solidariedade e afeto a estes trabalhadores que vivem da reciclagem em Manaus ”, afirmou.
Produzido de forma sustentável por comunidades tradicionais extrativistas do Médio Juruá, o pirarucu doado é fruto do manejo comunitário de lagos, apoiado pela ASPROC, que há mais de trinta anos promove geração de renda e conservação ambiental no Amazonas.
A ação evidencia a força das redes de cooperação e o papel estratégico da agricultura familiar e da produção da sociobiodiversidade no enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional no Amazonas e na Amazônia.