Há tempos, a capital amazonense sofre com invasões. Um mercado lucrativo para alguns somado com a necessidade de pessoas.
Órgãos públicos não conseguem conter o avanço das invasões. E por falta de espaço e oportunidadesfinanceiras, pessoas se submetem a morar em encostas, barrancos, colocando suas vidas e de familiares em risco.
A tragédia da comunidade Nova Floresta, localizada no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus é um trágico exemplo, onde oito pessoas perderam suas vidas na noite deste domingo (12).
Devido as fortes chuvas o prefeito David Almeida (Avante), decretou estado de calamidade na madrugada desta segunda-feira (13), no local da tragédia.
Há 74 pessoas abrigadas em uma igreja e logo serão transferidas para uma escola na rua Topázio.
Segundo o prefeito, será pago Auxílio Aluguel para todos os moradores, com distribuição de cestas, colchões e auxiliar naquilo que for preciso. Na região do acidente choveu cerca de 94mm.
O Corpo de Bombeiros emitiu a seguinte nota à imprensa:
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que, os trabalhos realizados pelas equipes da corporação na área do deslizamento ocorrido, na noite de domingo (12/03), no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, continuam ao longo desta segunda-feira (13/03).
Nesta manhã, o trabalho de escavação está sendo realizado com apoio de maquinário. O Corpo de Bombeiros informa, ainda, que no domingo recebeu de familiares a notificação de oito pessoas desaparecidas, que foram resgatadas ainda na madrugada e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), onde será feita a identificação dos corpos.
O CBMAM reforça que, mesmo que não tenham sido registrados outros desaparecimentos em decorrência do deslizamento, o trabalho de retirada do barro e demais materiais segue sendo feito. Somente após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas.
Mais de 120 ocorrências registradas pela Defesa Civil de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou mais de 120 ocorrências de Defesa Civil e Trânsito por toda a cidade durante o domingo. Uma operação conjunta foi feita para atender os bairros mais afetados da capital amazonense.
Na noite de sábado, o Sistema Nacional de Defesa Civil emitiu um alerta de chuva acima da média na capital amazonense e, por meio da Central 199 da Defesa Civil, que funciona no CCC, mais de 105 ocorrências de Defesa Civil já tinham sido registradas até as 18h deste domingo. Com o apoio das secretarias de Assistência Social (Semasc) e Infraestrutura (Seminf), os bairros mais afetados foram atendidos em urgência, com uma operação conjunta.
A zona Norte foi a mais impactada nos bairros Monte das Oliveiras e Cidade Nova, com maior incidência de pontos de alagamentos e deslizamentos.
A previsão de chuva para este domingo, segundo o Centro de Atendimento e Monitoramento Meteorológico (Cemaden), era superior a 100 milímetros e, por isso, desde o início da madrugada, o status da cidade foi alterado para estágio de “Atenção”, quando os serviços e forças de segurança se preparam para múltiplas ocorrências de alto impacto.
Em menor escala, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também registrou 17 ocorrências de trânsito, com dois acidentes com danos materiais e um com vítima lesionada. Os semáforos inoperantes foram quatro, gerando um impacto médio no tráfego.
Os agentes municipais seguem atuando nas centrais telefônicas, registrando as ocorrências no Centro de Cooperação, que funciona 24 horas.