Em dias de muita correria, muitas vezes quem tem um cargo de liderança não consegue dar conta de tudo. É normal que, principalmente as mulheres, sintam culpa por não conseguir conciliar bem compromissos familiares e profissionais. Mas é possível organizar melhor a rotina para ganhar produtividade através do uso de uma ferramenta essencial: a agenda.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, a agenda deve ser considerada a principal aliada de qualquer empresária e não pode ser negligenciada. “Com ela você faz a programação do que precisa fazer e prioriza o que é mais importante. A organização te ajuda a ser mais produtiva e você alcança níveis de excelência em liderança muito maiores. As grandes executivas usam agenda para tudo, inclusive para a parte pessoal”, diz.
Segundo Carla Martins, o segredo de uma agenda bem utilizada é, primeiramente, priorizar compromissos relacionados a cada setor da vida. “O primeiro setor a ser priorizado é a saúde. Ou seja, é preciso colocar na agenda tudo que o envolve, desde exames, até idas ao médico e exercício físico. Cuidar de si mesma vem sempre em primeiro lugar”, aconselha. Ela também ressalta que o tempo de deslocamento com cada compromisso precisa ser considerado ao fazer as marcações.
O segundo setor a ser priorizado, segundo Carla Martins, é a família. “Se a escola dos filhos compartilha uma programação no início do ano, o ideal é a executiva já colocar tudo na agenda para não perder. Vejo muitas mães que esquecem compromissos e se sentem perdidas por falta de organização. Coloque também os combinados com seu marido, por exemplo, pois se isso não estiver na agenda, muitas vezes acaba não sendo priorizado em razão da vida corrida”, alerta.
Em terceiro lugar, segunda a executiva, vem o trabalho. “Coloque na agenda absolutamente tudo. Se o feedback, por exemplo, precisa ser dado uma vez por mês, isso precisa estar na agenda. Acredito que a agenda é liberdade para priorizar”, avalia Carla Martins.
A vice-presidente do SERAC sugere que a agenda ideal deve estar no celular. “Entendo que, em geral, as mulheres gostam mais do papel, da agenda escrita, mas não dá para levar isso para todo lugar. Até pode usar, mas é recomendável ter uma agenda no celular ou ao menos uma ferramenta que seja uma lista para pôr na agenda depois. É isso que permite agir com rapidez e precisamos usar a tecnologia a nosso favor. A vida da empresária moderna está no celular”, ressalta.
Confira alguns exemplos de compromissos que podem ser colocados na agenda:
1. Na área da saúde
- Consulta com médicos
- Consulta com dentistas
- Exames periódicos e check ups
- Tempo para praticar exercício físico
- Tempo para cuidar da saúde mental
2. Na área familiar
- Tempo de qualidade com os filhos
- Compromisso com a escola dos filhos
- Combinados com o marido
3. Na área do trabalho
- Reuniões que exigem a sua participação
- Networking fora da empresa
- Tempo para feedbacks
- Tempo para organizar eventos específicos