Um menino do Rio, que achava que seu futuro era ser promotor de eventos, teve sua vida completamente transformada pelo agir de Deus. Esta é a história de André Fernandes.
Diversas vezes, em suas pregações, o pastor André sempre expôs sobre as dificuldades que enfrentou desde sua adolescência. Desde o momento em que seus pais, que eram empresários, perderam tudo para agiotas, tendo todos os bens da família tomados, passando por privações com sua esposa, a pastora Quézia Cádimo como: a luz cortada por falta de pagamento e o despejo nos EUA, até o romper que vem tomando conta na cidade de Barueri, mais precisamente na Igreja Batista da Lagoinha Alphaville.
Neste domingo (23), a Lagoinha Alphaville teve que, mais uma vez, quebrar paredes, aumentando seu auditório de 12 mil para 20 mil fiéis.
Em 2023, quando estive lá congregando, alguns membros já comentavam que havia negociações para locar o prédio da DHL (empresa de logística), pois, aos domingos, aconteciam quatro cultos de Celebração e mais o culto Hope, ou seja, cinco cultos.
Desde fevereiro de 2024, o que era para ser um prédio locado por apenas sete dias para o AVIVA Brasil, evento realizado no período do Carnaval, tornou-se definitivamente uma quebra de muros. Um auditório que comportava 12 mil pessoas agora conta com uma arena ao lado.
Os números parecem grandes, mas, acreditem, não são. O que está acontecendo na Lagoinha Alphaville é algo sobrenatural. Só estando lá para entender o poder de Deus naquele lugar.
No fim do ano, a maior Virada Cristã aconteceu para mais de 40 mil pessoas, com transmissão para todo o Brasil através do SBT, em meio a muitas tribulações. Juízes impediram o Allianz Park, estádio de futebol, de sediar qualquer tipo de evento a partir do dia 23 de dezembro. O único evento impactado seria o da igreja, pois já haviam acontecido shows de Caetano Veloso e Maria Bethânia, dentre outros artistas nacionais e internacionais. Entretanto, no último momento, foi liberado o alvará de funcionamento, o que proporcionou um grande evento.
No Batismo nas Águas deste mês de fevereiro, mais de 2.500 pessoas decidiram pelo “Sim de Deus” no Lago da Lagoinha Alphaville. E o agir de Deus está, digamos, se estendendo às demais igrejas locais da Lagoinha.
A Igreja Batista da Lagoinha Manaus Sede, por exemplo, que começou com 12 membros, completará quatro anos no próximo mês de março, mudando-se de endereço pela terceira vez por não conseguir mais comportar os fiéis. O novo prédio, ainda em fase de construção, está localizado na Av. Constantino Nery, 2164, Galpão I, na antiga fábrica da Papaguara Massas e Biscoitos Alimentícios, em frente ao Ginásio Renê Monteiro, Chapada, zona Centro-Sul.
A História e Expansão da Igreja Batista da Lagoinha
Fundada em 20 de dezembro de 1957 pelo pastor José Rego do Nascimento, a Igreja Batista da Lagoinha nasceu como a Sexta Igreja Batista de Belo Horizonte, no bairro da Lagoinha. Com o tempo, tornou-se amplamente conhecida como Igreja Batista da Lagoinha ou simplesmente Lagoinha.
O pastor Rego liderou a igreja até 1966, sendo sucedido por outros pastores até que, em 31 de julho de 1972, o pastor Márcio Valadão assumiu a presidência. Durante sua liderança, a Lagoinha passou por transformações significativas, especialmente após sua aproximação com o movimento carismático. Em 1970, essa proximidade resultou na expulsão da igreja da Convenção Batista Brasileira, levando-a a se filiar à Convenção Batista Nacional.
Em 11 de dezembro de 2022, aos 75 anos, o pastor Márcio Valadão renunciou à presidência da igreja, passando a liderança global para o pastor André Valadão, que já atuava na Lagoinha Orlando, nos Estados Unidos. No Brasil, a liderança foi assumida pelo pastor Flaviano Marques, marcando uma nova fase na história da denominação.
Expansão e Influência da Lagoinha
Atualmente, a Lagoinha possui mais de 200 ministérios distintos em atuação, abrangendo diversas áreas de serviço e evangelização. Dentre eles, destacam-se o AMGI, a Estância Paraíso, o CTMDT e a Fábrica de Artes, criados para fortalecer tanto a igreja local quanto a comunidade em geral.
A influência da Lagoinha também se estende à comunicação, contando com a Rede Super de televisão e as emissoras de rádio Rádio Super FM e Rádio Lagoinha Brasília 88.7 FM.
O Impacto Musical e o Diante do Trono
A música sempre foi um pilar fundamental da Lagoinha. No dia 31 de janeiro de 1998, surgiu um dos maiores marcos desse ministério: a gravação do primeiro álbum do Diante do Trono, liderado por Ana Paula Valadão, filha do pastor Márcio Valadão. O projeto, que teve como objetivo arrecadar fundos para uma obra missionária na Índia, alcançou um sucesso extraordinário, consolidando o Diante do Trono como um dos maiores ministérios de louvor da América Latina.
Além do grupo, a igreja revelou e influenciou grandes nomes da música gospel brasileira, como André Valadão, Mariana Valadão, Nívea Soares, Thalles Roberto, Ana Nóbrega, Helena Tannure, entre outros.