Com o objetivo de fortalecer o Núcleo Empregue Habilidades, responsável por oferecer qualificação, orientação e acompanhamento dos alunos e egressos no planejamento de suas carreiras, o Centro de Ensino Literatus acaba de firmar uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Amazonas. A partir de agora, os alunos finalistas dos cursos técnicos e os que fazem parte do programa de aprendizagem do Literatus poderão ser encaminhados para as vagas ofertadas no sistema.
O Núcleo de EmpregueHabilidades do Centro de Ensino Literatus realiza uma série de ações que focam na empregabilidade de profissionais técnicos. Aconselhamento comportamental personalizado, eventos, palestras e oficinas estão entre as principais atividades do setor.
E, com a ajuda do SINE, a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, explica que será possível estreitar ainda mais o relacionamento com o mercado de trabalho, aumentando o leque de oferta e demanda para os técnicos que estão se formando na instituição.
“Ao longo de mais de 30 anos de atuação, o Literatus já formou mais de 40 mil profissionais técnicos. No decorrer do tempo, temos constantemente nos conectado às exigências do mundo corporativo, para aumentar o ingresso de alunos e egressos ao mercado”, disse Elaine.
Programa de Aprendizagem
Conhecido como Melhor Aprendiz, o programa de aprendizagem do Literatus é voltado para estudantes que não possuem nenhuma experiência e buscam inserção no mercado de trabalho. A iniciativa permite que os jovens, com idade entre 14 e 24 anos, possam conciliar estudos e trabalho.
O programa oferece ao aprendiz um contrato especial, regido pela Lei do Aprendiz, ou seja, o jovem tem direito ao registro em carteira de trabalho, 13º salário, fundo de garantia, INSS, vale-transporte, férias e jornada de trabalho de 4 ou 6 horas.
Há quase dez anos, o Literatus atua em Manaus como entidade formadora do programa e oferece mais de 20 cursos direcionados para a atividade principal de empresas nos segmentos de Serviços, Comércio e Indústria, com aulas práticas em laboratórios. Os jovens interessados em participar das seleções podem enviar o currículo para [email protected] e concorrer aos processos de seleção.
Por Olivia de Almeida
Foto: Divulgação/Três Comunicação