Diante da festividade do Dia do Soldado, data comemorada nesta sexta-feira (25/08), o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a solenidade alusiva com a presença de mais de 1500 militares do Exército, além da representação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A cerimônia ocorreu no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, do Quartel General sediado na capital amazonense, reunindo autoridades militares, familiares e convidados.
O evento foi marcado por homenagens, discursos inspiradores e um profundo senso de patriotismo, refletindo o compromisso e dedicação dos soldados em garantir a segurança e soberania da região amazônica. Seguindo a tradição, durante a cerimônia foram entregues os diplomas de colaborador emérito à senhora Silva Jane da prefeitura de Manaus e ao coronel da Polícia Militar, Fabiano Bó, como reconhecimento do trabalho proposto diante da sociedade.
Mais de 51 pessoas entre combatentes e familiares foram condecorados com as medalhas militares, como reconhecimento pela bravura, dedicação e excelência no cumprimento das missões. O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, durante a solenidade, enfatizou a importância do Dia do Soldado e da missão desempenhada pelas Forças Armadas na preservação da integridade territorial e na proteção da rica biodiversidade da Amazônia. Ele ressaltou o papel crucial que os soldados exercem na defesa do país e na manutenção da ordem.
“Nesse espírito de confraternização celebramos hoje o nosso amor ao Brasil e o amor à nossa missão. Aqui na Amazônia, especificamente, vivenciamos o quanto é bom ser soldado de Caxias, pois a responsabilidade é imensa em defender a nossa querida Amazônia. Isso nos enche de orgulho e é uma satisfação, pois somos privilegiados e amamos o nosso dever diante da sociedade”, destacou o Comandante
Em um momento em que a Amazônia continua a ser um foco de atenção devido às preocupações ambientais e geopolíticas, a formatura do Dia do Soldado no Comando Militar da Amazônia ressalta o compromisso contínuo das Forças Armadas em proteger essa vasta e vital região do Brasil. A cerimônia não apenas celebrou as contribuições dos soldados, mas também reafirmou a importância de sua presença na garantia da segurança e estabilidade da Amazônia e do país como um todo.
O dia 25 de agosto é a data de nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Reverenciar Caxias é uma forma de cultuar a todos os que, por amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos, consolidando a independência, criando o amálgama de credos, raças e tradições, tão necessários para a identidade de uma Nação que deseja ser forte e soberana.