Muitos brasileiros estão deixando o país a cada ano e alguns destinos são os mais desejados, como é o caso dos Estados Unidos e Portugal, segundo lista da Maps.Interlude de 2024. “Uma coisa que me chamou muito a atenção nessa lista é o Canadá que está na nona posição. No último ano foram cerca de 122 mil brasileiros para o Canadá, sendo que a meta do governo canadense é de receber cerca de 500 mil novos residentes permanentes. A demanda é menor para o Canadá e isso faz com que existam mais facilidades em alguns caminhos para você morar, trabalhar e se tornar um cidadão canadense. Um fato curioso é que apesar dos Estados Unidos estarem no topo da preferência dos brasileiros, de acordo com uma reportagem recente da USA Today, muitos americanos estão deixando o país e indo morar no Canadá e isso está acontecendo por fatores políticos e também pela instabilidade econômica de lá”, ressalta Daniel Braun, especialista em imigração para o Canadá e fundador da Meegra, plataforma que descomplica o processo de imigração.
O Canadá é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo e é possível chegar por lá com o direito garantido para trabalhar, independente da sua idade e do nível de inglês. “O país valoriza a diversidade e a inclusão, reconhecendo a contribuição de imigrantes para o desenvolvimento econômico e cultural. Existe a possiblidade de sair do Brasil já contratado por uma empresa canadense com tudo pago. Geralmente o pré-requisito para isso é ter formação superior”, destaca Braun.
Pedidos de cidadania em tempo recorde no Canadá
O Immigration Refugees and Citizenship Canada (IRCC) está processando comprovações de cidadania em apenas três meses. “Isso é muito positivo para quem deseja morar no país. Se tornar um cidadão canadense depois de um tempo morando legalizado por lá traz muitos benefícios, incluindo direitos protegidos, acesso a sistemas de saúde e educação a custos reduzidos, direito de voto, além de um passaporte canadense”, afirma Daniel Braun.