MANAUS – “O presidente da república, como qualquer cidadão, precisa responder por seus atos e, principalmente, por ser presidente, pois um ato dele interfere na vida de mais de 200 milhões de brasileiros”, declarou o deputado federal Capitão Alberto Neto, sobre ser o único deputado do Amazonas que assinou o pedido de impeachment contra o presidente Lula.
O pedido, que foi protocolado nessa quinta-feira (22), pela deputada Carla Zambelli (PL/SP) com adesão de mais de 140 parlamentares, já conta também com a aceitação de mais de 270 mil assinaturas digitais da população, que serão anexadas ao processo desse impeachment histórico contra o atual governo federal.
“Assinei o pedido de impeachment com muita responsabilidade e com a certeza de que atual presidente, é uma verdadeira vergonha mundial, uma vergonha para o nosso país”, disse.
O parlamentar esclareceu que o pedido é constitucional, porque o presidente cometeu um crime de responsabilidade, e isso está previsto na Lei 1079/50, Art. 5º – crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade.
“O presidente colocou nosso país em perigo, em risco de guerra, e fora isso, essa hostilidade fere o decoro. Tudo isso está no crime de responsabilidade, que precisa ser investigado e processado. Por isso o pedido de impeachment, para que ele responda por seus atos,” afirmou Capitão Alberto Neto.
Foto: Marcelo Camargo