Após conquistar a atenção nacional e gerar mudanças concretas na política pública brasileira, a T-Search, campanha criada pelo Coletivo Weber Shandwick em parceria com a ONG Mães da Sé, inicia sua segunda fase no dia 25 de maio, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, com o objetivo de ampliar ainda mais a visibilidade das crianças desaparecidas no Brasil. A iniciativa retorna com novos rostos e reforça a importância de lutar por uma “causa invisível”, muitas vezes ausente das agendas políticas.
A ação marca a continuidade de uma mobilização que ressignificou o papel da moda e da cultura pop como ferramentas de impacto social. A ideia partiu das próprias ruas, onde os desaparecimentos acontecem, para transformar o espaço urbano em uma plataforma de busca e engajamento. Com peças inspiradas nas famosas bootlegs (camisetas com rostos de ícones culturais), a T-Search transforma o vestir em um ato de busca e engajamento. “Na primeira fase, mostramos que uma camiseta pode sim mudar realidades. E nesta segunda etapa, vamos ainda mais longe: mais histórias, mais vozes e mais visibilidade para um problema que não pode mais ser invisível”, comenta Vitor Elman, copresidente da Cappuccino e líder criativo para a América Latina do Coletivo Weber Shandwick.
A nova leva de camisetas será produzida com estampas inéditas, com os rostos de João Rafael Kovalski, Vitória Claudiano Nogueira e Felipe Damasceno, crianças e adolescentes que permanecem desaparecidos. João Rafael desapareceu quando tinha apenas 1 ano e 11 meses, em 2013, no Paraná. Vitória sumiu em 2009 e teve sua imagem atualizada por meio de uma progressão de idade feita pela Polícia Civil. Felipe desapareceu em 2008 com 17 anos após sair de casa para encontrar um amigo. Todos os casos seguem abertos e integram bancos de dados públicos ou iniciativas de ONGs, como a Mães da Sé, e a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
A nova coleção mantem o caráter artesanal e urbano da campanha, com fabricação feita na tradicional Galeria do Rock, em São Paulo. As camisetas podem ser adquiridas (a partir do dia 25) no site oficial da T-Search, com 100% da renda revertida para apoiar a ONG Mães da Sé na busca dessas crianças.
IMPACTO DA PRIMEIRA FASE
O sucesso da primeira fase da T-Search, lançada em agosto de 2024, foi expressivo e mobilizou diversos setores da sociedade. Sem nenhum investimento em mídia paga, a campanha alcançou mais de 235 milhões de visualizações em todo o país por meio da imprensa, redes sociais e engajamento espontâneo de influenciadores e celebridades, como Luana Piovani, Péricles, Podpah, Léo Dias, entre outros. Essa ampla repercussão resultou em um valor estimado de R$ 25 milhões em mídia espontânea, consolidando a ação como um dos maiores cases de earned media do ano.
As camisetas da primeira coleção esgotaram rapidamente no e-commerce, arrecadando mais de R$ 40 mil para a ONG. Além do impacto financeiro, a campanha provocou um engajamento orgânico inédito: artistas de rap criaram uma música em homenagem à causa e passaram a usar as T-Search em seus shows e eventos, gerando conversas virais.
A campanha chegou até o cenário político e contribuiu para ampliar o debate sobre desaparecimentos no país. A fundadora da ONG, Ivanise Esperidião, passou a integrar de forma permanente o Comitê Nacional de Políticas para Pessoas Desaparecidas e participou da articulação de duas propostas de lei no Congresso: o PL 4265/2024, que propõe a criação de um cadastro nacional unificado e suporte psicossocial às famílias, e o PL 182/2025, que visa expandir o uso de reconhecimento facial em investigações.
Para Ivanise, os desdobramentos da T-Search representam um avanço histórico para uma pauta que sempre lutou contra o silêncio. “Durante décadas, lutamos sozinhas por visibilidade. A T-Search mudou isso. Agora, temos artistas, jornalistas e milhões de pessoas vestindo essa causa. Com os novos rostos e a força de novos apoiadores, conseguimos reacender a esperança de dezenas de mães. A visibilidade salva vidas. Reencontrar é possível.”
Durante a veiculação da campanha, entre agosto e setembro, cinco pessoas desaparecidas foram encontradas, número que subiu para 16 até abril de 2025, segundo dados da ONG. A força da T-Search também vem sendo reconhecida em premiações nacionais e internacionais de criatividade e impacto social. A campanha já conquistou importantes troféus, como o Ouro no Clio Awards, na categoria Fashion and Beauty, Melhor Campanha LATAM no PRWeek Global Awards, Melhor Campanha LATAM de Inclusão no Interpublic Rise Awards, e dois troféus no Prêmio Jatobá, nas categorias Comunicação Integrada e Projeto Especial. Também foi premiada com a Prata no ADC Awards, em Product Design, e segue como finalista no Shorty Awards. Reconhecimentos que reforçam a potência do projeto e seu papel transformador dentro e fora do mercado publicitário.
Para conferir o filme da primeira fase, clique aqui.
Ficha técnica:
Vitor Elman – Copresidente e CCO Cappuccino
Rodrigo Martinez – Copresidente e CMO Cappuccino
Cacá Passos – Diretor de Criação
Cássio Guiot – Associate Creative Director
Laura Andrews – Direção geral Weber Shandwick Brasil
Laura Schoen – Direção geral Weber Shandwick América Latina
Zé Schiavoni – Chairman, direção geral Weber Shandwick Brasil
Camila Yuri Teshima – Estratégia criativa Cappuccino
Ana Luiza Marinho – Gerente de Atendimento Cappuccino
Fernanda Frazão – Atendimento Cappuccino
Lucas Duarte – Monitoramento Cappuccino
Tatiana Brossi – Comercial Cappuccino
Pamela Arantes – Business Intelligence Cappuccino
Lais Batista – Social media Cappuccino
Luiza Cirino – Marketing de Influência e Planejamento Weber Shandwick Brasil
Renata Marins – Direção de Planejamento, Estratégia e Analytics Weber Shandwick Brasil
Henrique Paludetto – Analytics Weber Shandwick Brasil
Luana Lourenço – Analytics Weber Shandwick Brasil
Gustavo Grandino – Analytics Weber Shandwick Brasil
Luiz Fellipe Zanotti – Relacionamento com a imprensa Cappuccino
Antônio Alves – Relacionamento com a imprensa Weber Shandwick Brasil
Luana Borlenghi – Relacionamento com a imprensa e comunicação interna Weber Shandwick Brasil
Tatiana Regadas – Gestão editorial Weber Shandwick Brasil
Fernando Farah – Direção de conteúdo Weber Shandwick Brasil
Cristhian Fonteles – Criação Cappuccino
Luciana Barbetta – Direção Relações com Governo Powell Tate
Guilherme Martins – Relações com Governo Powell Tate
Sobre a ONG Mães da Sé
O Movimento Mães da Sé surgiu em 31 de março de 1996, impulsionado pela dor, pela ausência de orientação e pelo desamparo de uma mãe que, como tantas outras em todo o Brasil, enfrenta a dolorosa realidade da busca incessante por um filho ou filha desaparecidos. Diante do desafio de agregar, amparar outras mães e chamar atenção da sociedade para a causa, o Movimento Mães da Sé ( Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida -ABCD) é uma entidade sem fins lucrativos. A cada 15 dias, as mães se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, na capital São Paulo, realizando uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos, como forma de alertar o público e as autoridades em relação ao problema do desaparecimento no Brasil. O Movimento Mães da Sé presta gratuitamente serviços de relevância e tem possibilitado a localização de pessoas desaparecidas, não só no Estado de São Paulo, como em todo território Nacional.
Informações: www.maesdase.org.br / @maesdase