Uma das mentes mais criativas e mais premiada da história da publicidade e propaganda brasileira, Washington Olivetto aos 73 anos. O publicitário estava internado no Rio de Janeiro no Hospital Copa Star, há cinco meses, onde passou por uma cirurgia pulmonar e após complicações teve falência múltipla dos órgãos.
Com sua criatividade e maestria, Olivetto criou peças de publicidade importantíssimas para o mercado, como o famoso “garoto Bombril”, interpretado pelo ator Carlos Moreno para a marca Bombril.
Chegou a estudar Publicidade e Propaganda na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mas não conclui o curso, começando a trabalhar na área com apenas 18 anos (1969).
Foi lá onde, com poucos meses de trabalho, produziu um comercial para a Deca, conhecido como “O Pingo”. Na produção, uma torneira fica pingando água por 21 segundos, até que um locutor anuncia que a empresa está lançando uma torneira com um mecanismo de vedação, e conclui: “Por isso, se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar”.
Anos depois, em 1973, este comercial ganhou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, o primeiro da carreira de Olivetto.
Já no ano seguinte, em 1974, garantiu o primeiro prêmio Leão de Ouro da publicidade nacional no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial “Homem de 40 Anos”.
No comercial, fotos de homens famosos que só fizeram sucesso depois dos 40 anos, como Mahatma Ghandi, Donald Trump e Albert Einstein, são exibidas, enquanto um narrador fala que as empresas deveriam dar oportunidades para homens mais velhos e retirar exigências de idade de seus anúncios de vagas.
Em 1986, foi para a agência de publicidade GGK, que tempos depois, quando Olivetto e dois sócios (Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret) assumiram o comando, se tornou a W/Brasil. A empresa também abriu filiais nos Estados Unidos, Portugal e Espanha e se tornou uma das agências mais premiadas do mundo.
Em 2010, a W/ se uniu à agência McCann, passando a se chamar W/McCann, onde Olivetto foi chairman até 2018.
Em 2020, o publicitário lançou seu podcast, o WCast, onde falava sobre suas histórias e temas atuais ao mercado de publicidade.
Sua criatividade para as campanhas que elaborou era tamanha que foi até reconhecida em músicas de Jorge Ben Jor.
Em “Engenho de Dentro”, o compositor recita:
“A cabeça do Olivetto
É igual a uma cabeça de negro
Muito QI e TNT
Do lado esquerdo”
Outra canção levou, ainda, o nome da empresa fundada por Olivetto: “Alô, Alô! W/Brasil”.
Garoto Bombril – está no Guiness Book como comercial com mais tempo no ar com o mesmo garoto propaganda, com quase 40 anos
Foi em 1978, com 27 anos, que criou um dos maiores símbolos da propaganda de TV nacional: o “Garoto Bombril”, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno. Desde o fim da década de 1970, foram inúmeras propagandas para a marca de esponja de aço.
A campanha se estendeu por anos, com diversas versões e o mesmo ator. Em uma das muitas propagandas memoráveis da Bombril com criação de Olivetto, o ator Carlos Moreno interpreta diferentes personagens para falar sobre o produto de forma personalizada, como intelectuais, sambistas, rockeiros e grã-finos.
Ainda nas campanhas envolvendo a Bombril, destaque para uma propaganda do amaciante Mon Bijou, criada em 1988, também interpretada por Carlos Moreno.
“Você também é bom, não precisa ficar chateado”: A peça falava sobre o sucesso do amaciante Mon Bijou de um jeito bem ousado: mostrando e nomeando também o principal concorrente do produto.
Depois de a marca concorrente reclamar, o comercial foi relançado com um saco cobrindo o amaciante da outra empresa – e com alfinetadas: “Andou reclamando e não vai mais aparecer na televisão”.
Também para produtos da Bombril, foi o responsável por trás da campanha “Pense em mim”, de 1991. Durante três minutos, o “Garoto Bombril” canta o sucesso da dupla sertaneja Leandro e Leonardo, enquanto mostra o pinho Bril, assegurando que as outras marcas não se importavam com a dona de casa.