Nesta quarta-feira 22/11, a FINDECT que representa os trabalhadores dos Correios informou que foi aprovado por funcionários de algumas regiões o inicio da greve no dia 23/11 (quinta-feira). O motivo que causou o início dessa manifestação seria a recusa do Governo Lula em adicionar R$ 250 ao salário base da categoria. A Federação afirma que a decisão ocorre após a recusa em resolver 26 questões identificadas pelos trabalhadores antes da assinatura do acordo coletivo. “Ao longo dos últimos 50 dias, a FINDECT buscou diálogo, porém, a resposta da direção, liderada por Fabiano Silva, foi inadequada, negligenciando as legítimas demandas dos trabalhadores”, diz a federação em nota.
Os cinco sindicatos que anunciaram paralisação na próxima quinta-feira (23) representam 40% do efetivo nacional dos Correios e 60% do fluxo postal do país. Até o momento, quatro estados fizeram o indicativo de greve: São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Tocantins.
A data escolhida foi justamente a mais esperada do ano para compra de mercadorias on-line – a Black Friday, o que ocorrerá um grande impacto no e-commerce.