No dia 8 de setembro é comemorado, no Brasil e em todo o mundo, o Dia Internacional da Alfabetização, um marco criado em 1946 pela UNESCO, agência das Nações Unidas voltada para Educação, Ciência e Cultura. O objetivo foi destacar a habilidade como um importante instrumento de promoção da dignidade e direitos humanos.
De acordo com levantamento de 2020, da própria UNESCO, cerca de 775 milhões de adultos em todo o mundo ainda não dominavam competências básicas em escrita e leitura.
No Brasil, em particular, também se observa um quadro preocupante no que se refere à alfabetização da população: por aqui, segundo levantamento divulgado em maio de 2023 pelo Ministério da Educação, por exemplo, 56,4% das nossas crianças foram consideradas não alfabetizadas.
Atento à importância de capacitar, formar e especializar profissionais de educação, o Senac conta com um portfólio variado de cursos na modalidade EAD. Desse modo, os educadores que não têm tempo para frequentar aulas presenciais, podem programar o horário de aulas.
Portanto, se você é estudante ou profissional e deseja atualizar os conhecimentos, acesse o site do Senac EAD. As opções disponíveis atendem as principais tecnologias de aprendizagem.