A energia solar fotovoltaica é atualmente a segunda maior fonte energética do Brasil, responsável por mais de 20% da matriz elétrica do país, com mais de 32,6 GW de potência instalada voltada para a geração compartilhada de energia (pequenos consumidores conectados em baixa tensão) e 15,6 GW para a geração centralizada (grandes consumidores, em geral conectados em alta tensão). O setor evitou a emissão de mais de 42,8 milhões de toneladas de CO₂, colaborando para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Em função do maior risco hidrológico, ou seja, do regime de chuvas não conseguir assegurar a geração de energia hidrelétrica necessára para suprir a crescente demanda de energia em nosso país, o cenário é de alta possibilidade de continuidade de elevação das tarifas e de imposição de bandeiras tarifárias sobre a energia nos próximos anos. A energia solar é a melhor resposta para reduzir a pressão sobre o sistema hídrico, diminuir os custos para os consumidores e minimizar os impactos climáticos associados ao uso de combustíveis fósseis. No Brasil, apenas entre janeiro e julho de 2024, 381 mil novas usinas solares foram adicionadas, somando um aumento de 4,02 GW em potência instalada segundo a ePowerBay, e a expectativa é de alcançar 70,5 GW até 2034, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O modelo de negócio oferecido pela Desperta é regulado pela geração compartilhada de energia* (Lei 14.300/2022) e permite que residências e empresas se beneficiem da geração solar, ao se tornarem consorciados para consumir energia renovável e com menor custo através do cashback ou de descontos oferecidos diretamente na fatura. De acordo com Marciliano Freitas, CEO da Desperta Energia, “a expectativa de aumento das tarifas energéticas e de bandeiras tarifárias faz com que os consumidores enfrentem contas de luz cada vez mais caras. Antecipar-se a isso e buscar alternativas sustentáveis é possível, e pode ser uma maneira eficaz de garantir economia já no presente, afirma o executivo.
A Desperta propõe um modelo de assinatura de energia* acessível e que gera economia para o bolso dos consumidores. Ao se tornarem assinantes, os clientes passam a usufruir dos créditos de energia gerados por usinas solares de posse ou propriedade consórcios que passam a fazer parte e que são administrados pela Desperta. Isso oferece uma economia significativa na conta de luz, uma vez que a energia gerada pelas usinas solares apresenta custo mais baixo do que o valor cobrado pelas distribuidoras. A companhia usa o cashback como um diferencial, onde parte do valor total da fatura retorna mensalmente como crédito na carteira digital dos clientes, com saques permitidos livremente ou trocado por produtos e ofertas como como Internet, assinaturas de canais de entretenimento, seguros residenciais e planos de saúde, disponibilizadas pela Desperta.
Ainda segundo Marciliano Freitas “a assinatura de energia solar da Desperta não requer nenhum investimento inicial ou qualquer tipo de obra nos imóveis dos clientes, além de não alterar em nada o relacionamento de nossos clientes com a distribuidora de eletricidade. Ela continua sendo responsável pela infraestrutura para que a energia elétrica chegue até o seu estabelecimento ou residência, a diferença é que o consumidor pagará apenas a taxa mínima relativa à infraestrutura da rede, além dos encargos e impostos obrigatórios. A assinatura de energia* da Desperta proporciona o benefício de redução no custo da energia para os clientes em relação às tarifas das distribuidoras”.
Para moradores do interior de São Paulo, por exemplo, que possuem uma conta de luz média de mil reais, o cashback mensal médio é de R$110 – mais de 10% de retorno. Já para moradores de Minas Gerais com a mesma média de consumo, o valor de retorno médio é ainda maior, chegando a R$150 mensal. A variação de benefício de um estado para outro decorre de fatores como maior irradiação solar ou benefícios fiscais, mas é sempre positivo para o consumidor.
“O Brasil é referência quando o assunto é energia solar, apresentando um crescimento superior à média mundial e consolidando-se como um dos cinco maiores mercados para paineis e equipamentos de geração solar. Nos da Desperta estamos comprometidos com a sustentabilidade e a acessibilidade aos benefícios da geração solar, com uma missão de democratizar o acesso à energia renovável, promovendo tanto a diminuição das mudanças climáticas quanto a economia para o consumidor final”, finaliza o executivo.
Com foco em residências, pequenas e médias empresas e consumidores preocupados com custos e sustentabilidade, a Desperta atende clientes de destaque, como a rede de farmácias Pague Menos, Veirano Advogados, GAP Asset, além de centenas de pequenos comércios e lares que buscam alternativas de energia limpa e econômica.