O processo de envelhecimento requer alguns cuidados específicos para garantir a saúde e o bem-estar da pele. À medida que os anos passam, certos hábitos precisam ser adotados na rotina para promover a hidratação, nutrição e qualidade da pele.
A pele madura requer uma rotina de skincare que combine passos comuns como a higienização, hidratação e proteção solar, aliados a produtos que auxiliam na renovação celular, produção de colágeno e que ajam nos sinais de envelhecimento. Além disso, a utilização de tecnologias e procedimentos para tratar queixas especificas como flacidez, rugas, linhas de expressão, manchas, entre outros, possibilitam um resultado eficaz e muito satisfatório, além de proporcionar um aspecto jovial, melhorando a textura e qualidade da pele.
Segundo a Dra. Bruna Tavares (CRM/SP: 172573 RQE: 96336), dermatologista da Clínica Leger, a partir dos 25 anos, o corpo começa a diminuir a produção de colágeno. Assim, dependendo dos hábitos, rotina e alimentação, essa faixa etária é um bom momento para começar a intensificar os cuidados com a pele e garantir um envelhecimento saudável.
Confira cinco dicas da Dra. Bruna para a rotina de cuidados, principalmente para peles maduras:
Hidratação: a pele madura necessita de hidratação profunda e nutrição. É importante investir em produtos que sejam hidratantes, como o ácido hialurônico, por exemplo, que auxiliam a reparar a barreira protetora e respeitem o tipo de pele: oleosa, mista ou seca.
Proteção solar: usar filtro solar é indispensável em todas as idades. Para peles maduras, a indicação é priorizar os que não sejam de toque tão secos e de cobertura mais leve. É importante aplicar o protetor diariamente, mesmo em dias nublados e dentro de casa, além de optar por SPF 30 ou superior.
Ácidos e antioxidantes: os ácidos podem proporcionar atenuação de linhas finas, produção de colágeno, além de auxiliar no tratamento de manchas, uniformizando o tom da pele. Já os antioxidantes são aliados para combater danos causados pelos radicais livres e os sinais de envelhecimento. Vitamina C, retinóides, ácido hialurônico, ácido glicólico e extratos botânicos são boas opções de produtos para inserir na rotina, uma vez indicados pelo dermatologista.
Exossomos: “são nanovesículas responsáveis pela comunicação intercelular e sua principal indicação é para rejuvenescimento celular, melhorando tanto o aspecto do envelhecimento da pele quanto do cabelo”, explica a Dra. Bruna. Sua utilização é geralmente associada a procedimentos como microagulhamento ou laser, a depender da indicação médica, sendo necessário de três a seis sessões para um resultado efetivo.
Associação de procedimentos: segundo a médica, é importante ressaltar que não existe um único produto que consiga resolver todas as mudanças que ocorrem com o passar dos anos. Assim, é muito importante realizar consultas com o especialista para ter uma rotina e cronograma de cuidados personalizados. Além disso, uma tendência cada vez mais presente neste universo é a busca por tecnologias associadas a outros procedimentos que proporcionem a manutenção de uma beleza mais natural, sem grandes modificações.