Quem sofre com a pele oleosa e acneica acaba testando uma série de produtos e lavando a pele muito mais vezes do que o recomendável na esperança de amenizar a oleosidade. A questão é que isso não é adequado, e fazer o skincare de forma errada pode piorar o problema.
Segundo a Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia, existe uma ordem certa para realizar os cuidados com a pele que sofre com o excesso de óleo e ela precisa ser seguida corretamente. “O primeiro passo é realizar uma limpeza leve para retirar as impurezas. O ideal é optar por um produto adequado a esse tipo de pele, que seja suave para não irritar ainda mais”, aconselha.
De acordo com a Dra. Fernanda, também é importante lavar o rosto no máximo duas vezes por dia, pela manhã e à noite. “Quando lavamos muitas vezes acabamos prejudicando a pele no lugar de ajudar no controle da acne, mas a tendência de quem tem a pele oleosa é querer realizar algum tipo de limpeza toda hora, o que acaba piorando o problema”, afirma ela.
O segundo passo, segundo a especialista, é usar um tônico secativo para ajudar a remover qualquer resíduo e reduzir a oleosidade e os poros dilatados. “Na sequência, o indicado é usar um hidratante leve, não comedogênico e oil free, pois muita gente não sabe, mas até a pele oleosa precisa de hidratação”, conta a Dra. Fernanda.
Finalmente, a especialista recomenda o uso de um bom protetor solar, já que a exposição ao sol pode piorar a pele com acne e ainda causar manchas. “O uso do protetor é extremamente importante, mas é preciso utilizar um produto de qualidade, que tenha alta cobertura e que não deixe a pele oleosa. Há, ainda, os que funcionam como base e ajudam a camuflar as sequelas da acne”, finaliza.
Confira o passo a passo recomendado pela Dra. Fernanda Sanches para um skincare ideal:
- Realizar uma limpeza suave pela manhã e à noite
- Usar um tônico secativo para retirar o restante das impurezas
- Hidratar ou usar um fluido secativo para uniformizar a pele
- Usar um protetor solar adequado para pele oleosa