Emagrecer com saúde e manter o peso ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas lutam contra o famoso “efeito sanfona”, onde perdem peso com dietas restritivas e exercícios, mas logo depois recuperam tudo, ou até mais do que tinham antes.
De acordo com o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Jurandir F. Cavalcante, existem maneiras de evitar esse problema e alcançar um peso saudável de forma sustentável, e um dos principais aliados nessa jornada é a prática regular de exercícios físicos com regularidade, com controle de carga e variações de estímulos.
Segundo o profissional, a atividade física acelera o metabolismo ativando o EPOC (consumo de oxigênio pós exercício), auxiliando em maior oxidação e consequentemente queima de gorduras, ou seja, mais calorias mesmo em repouso, ajudando a manter o peso corporal estável e reduzindo o risco de ganho após o emagrecimento. “O músculo é mais metabolicamente ativo que a gordura, o que significa que ele queima mais calorias mesmo em repouso. Isso também contribui para a manutenção do peso ideal”, alerta o coordenador.
É aconselhável que todos também contribuam com a taxa metabólica basal, subindo escadas, andando pra ir a uma padaria, farmácia, mercantil, etc, varrer, limpar uma casa, ou seja, ter proatividade e gasto calórico não dependendo apenas do exercício.
Jurandir também enfatiza que além da melhora física, a prática de exercícios também ajuda na saúde mental com a liberação de endorfina, um hormônio que promove o bem-estar e reduz o estresse. A ação diária também ajuda a criar outros hábitos saudáveis, como se alimentar de forma mais balanceada e ter um sono regular. Esses hábitos também são importantes para evitar o efeito rebote.
Para iniciar esse hábito de forma positiva, o professor orienta buscar uma consulta com um profissional da área, realizar um início gradual com aumento progressivo da intensidade, e seguir uma rotina de alimentação saudável. “Emagrecer e manter o peso ideal leva tempo e esforço. Não desanime se você não ver resultados imediatos. Continue se dedicando aos exercícios e à alimentação saudável, e você alcançará seus objetivos”, finaliza Jurandir Cavalcante