São Paulo, 10 de agosto de 2023 – A tendência dos duplex pequenos tem crescido nos últimos anos, especialmente nas grandes metrópoles do país, devido ao aumento da urbanização e ao alto custo do metro quadrado em áreas centrais das cidades. Esses novos formatos arquitetônicos oferecem uma solução inteligente para otimizar o espaço, proporcionando uma experiência de moradia mais prática, funcional e aconchegante.
A arquiteta da Construtora Patriani, Brenda Almeida, explica que para esses espaços reduzidos é fundamental adotar uma abordagem estratégica na decoração para criar ambientes visualmente agradáveis e funcionais. “Desenvolver o projeto de um apartamento duplex é muito desafiador, unir o funcional e o elegante requer alguns cuidados e muito planejamento”, afirma.
Diante disso, a especialista preparou algumas dicas para uma decoração assertiva e bem-sucedida:
1- Planejamento funcional:
Antes de tudo é importante trabalhar com bastante atenção toda a parte conceitual e entender qual a necessidade das pessoas que farão daquele espaço um lar.
Neste momento também é primordial definir qual o estilo da decoração, as cores e estudar as diversas possibilidades de layouts. Isso garantirá um caminho mais assertivo para alcançar o resultado desejado.
2- Integração de ambientes:
Uma proposta interessante é a possibilidade de integrar toda a área social, isso torna o ambiente mais versátil, aconchegante e traz a sensação de amplitude, visto que os espaços se tornam maiores e, assim, mais fluidos.
3- Iluminação adequada:
Outra estratégia é considerar um pé direito duplo para garantir, aos apartamentos duplex, maior entrada de luz natural, o que pode ser usado a favor de todo o contexto quando trabalhado em conjunto com um bom projeto de iluminação. A luz é o elemento que atribui características distintas a um ambiente, podendo conferir-lhe um ar de atenção quando utilizada de forma direta, ou uma sensação de descanso e aconchego, ao optar por uma iluminação indireta, por exemplo.
4- Móveis multifuncionais:
Escolher móveis que tenham múltiplas funções, como sofás-camas, mesas extensíveis, bancadas retráteis, entre outros, ajudam a economizar espaço e aumentar a utilidade do ambiente.
5- Personalização:
Acrescentar toques pessoais à decoração, como quadros, fotografias e objetos que reflitam a personalidade de quem irá morar ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e único. Outras possibilidades são investir em texturas e itens que trazem para o ambiente um ar de conforto, como cortinas, almofadas e tapetes.
Na decoração de um duplex pequeno, menos é sempre mais. É necessário priorizar a funcionalidade, a organização e a harmonia visual para criar um espaço aconchegante e agradável para viver. “No apartamento decorado duplex, tivemos uma linha de raciocínio pensada para que a execução fosse exatamente da maneira em que projetamos. Utilizamos uma paleta de cores moderna, como o cinza e o preto, com tons de madeira média, trabalhamos com bastante texturas, como o cimento queimado e revestimentos que se assemelham a pedra natural. Além disso, integramos todos os espaços, e, claro, não abrindo mão de uma boa iluminação nos móveis, o que unindo com a iluminação natural do pé direito duplo, nos trouxe um surpreendente resultado”, finaliza Brenda Almeida.