Quem já está pensando no verão? A época mais quente do ano é uma das mais aguardadas, já que muitas pessoas querem pegar uma corzinha e se refrescar na praia ou piscina. Porém, essa estação também é a com maior intensidade de raios UVA e UVB. E o que isso significa? Que você precisa manter sua rotina de cuidados com a pele.
Para te mostrar por que manter a rotina de skincare, vamos explicar o que acontece com a pele no verão
O QUE É UVA E UVB?
O sol produz raios invisíveis, conhecidos por ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Os UVA são constantes no dia a dia e representam cerca de 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto. Eles penetram mais profundamente na pele e são os responsáveis pelo envelhecimento acelerado, manchas e o temido câncer de pele. Já os UVB são os que penetram superficialmente e contribuem para queimaduras solares e vermelhidão. Eles representam cerca de 5% da radiação que atinge a pele.
O QUE ACONTECE COM A PELE NO VERÃO?
Como já abordamos, o verão é a época mais quente e considerada por muitos a mais divertida e aguardada. A longa exposição aos raios solares, juntamente com a maior intensidade da radiação ultravioleta, agride a barreira protetora da pele. Além da exposição solar, o sal do mar e o cloro da piscina danificam essa barreira, retirando a sua umidade natural; já a areia da praia causa um atrito natural com a pele, podendo também danificá-la.
Algumas dúvidas surgem quando falamos de protetores solares em produtos para skincare e aqui vamos esclarecer alguns pontos.
O QUE VEM PRIMEIRO: HIDRATAÇÃO OU PROTEÇÃO SOLAR?
Essa é uma dúvida muito recorrente e vamos esclarecer de vez: primeiro o hidratante, depois o filtro solar. Isso porque os protetores refletem a luz solar e não precisam entrar em contato com a pele para agir.
O QUE É FPS?
Essa sigla significa Fator de Proteção Solar e indica quanto tempo o filtro solar mantém a pele protegida contra os raios solares.
Importante ressaltar que essa proteção diminui com o passar do tempo, principalmente ao entrar em contato com a água ou com o suor e depois de usar a toalha para se secar. Portanto, é ideal a reaplicação do protetor solar a cada 2 horas para máxima proteção, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Uma curiosidade importante: ao entrar na água, seu protetor solar dura de 40 a 80 minutos, então não deixe de reaplicá-lo.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FPS E PPD?
Já esclarecemos o que é FPS, mas e o PPD? Essa outra sigla significa Persistent Pigment Darkening, ou seja, Escurecimento Persistente do Pigmento. Enquanto o FPS determina a proteção contra os raios UVB, o PPD é indicado para verificar a proteção UVA. Quanto maior for o PPD, melhor! Segundo a legislação, esse valor deve ser pelo menos um terço do valor do FPS, então, fique atento.
QUAL O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA O MEU TIPO DE PELE?
É indicado conversar com o seu dermatologista, mas separamos algumas dicas:
Oil Free: não tem óleo na composição e é indicado para a rotina de cuidados com a pele oleosa, mista ou acneica;
Cremoso: mais hidratante e ideal para a rotina de cuidados com a pele seca;
Toque seco: com efeito matificante, também é indicado para peles oleosas;
Gel creme: com textura leve e toque mais seco, é ideal para peles oleosas.
COM OU SEM COR:
Os protetores solares com cor protegem da radiação solar e ajudam a dar um aspecto mais uniforme à pele.