Estofados desgastados, manchados e danificados podem se tornar um pesadelo, além de não favorecer a estética, é um acumulador de fungos e bactérias. Evitar esses problemas requer cuidado e atenção. “A prevenção e a manutenção garantem a durabilidade do móvel. A melhor forma de evitar que os sofás sejam danificados, é manter a limpeza profissional periódica a cada seis meses”, comenta Gracielle Pacheco, franqueada e diretora executiva da Total Clean.
A profissional explica que além da limpeza, optar pela impermeabilização é uma proteção adicional, pois a técnica cria uma barreira contra líquidos e manchas.“Essa técnica irá aumentar a vida útil do sofá, evitando mofo e a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, além de facilitar a limpeza diária”, enfatiza Gracielle.
Para colaborar com a manutenção dos estofados, a diretora executiva da Total Clean, dá cinco dicas de como prevenir os estofados e garantir a sua vida útil. São eles:
- Realizar a limpeza profissional com equipamentos e impermeabilizar o estofado
- Aspirar os estofados regularmente ajuda a remover a poeira, sujeira e detritos que podem causar desgaste ao longo do tempo
- Evitar a exposição prolongada à luz do sol, que pode desbotar e enfraquecer o tecido.
- Ação imediata para derramamento de líquidos, usando panos limpos e absorventes
- Não utilizar nenhum tipo de produto químico ou caseiro para não danificar e agredir as fibras do tecido.
A profissional ressalta, que essas são dicas simples para manter um sofá bem cuidado, com uma aparência nova e duradoura. “Essas orientações são para manutenção do móvel e não substituem a limpeza profissional periódica a cada seis meses. Vale a pena investir na impermeabilização, que oferece mais resistência aos estofados”, finaliza.