Mais um Carnaval se aproxima e, com ele, muitas pessoas já começam a se preparar para cair na folia dos bloquinhos e comemorações. E para garantir o bem-estar e energia necessários para aproveitar o período, fazer escolhas inteligentes em termos de alimentação e hidratação, é essencial. É o que explica Dra. Aline Maldonado, nutricionista, que mostra como é possível manter o equilíbrio de maneira simples e prática.
“Os cuidados com a alimentação e a hidratação devem ser pensados para antes, durante e depois das festas e celebrações. O ideal é não ficar muitas horas sem se alimentar e optar sempre por refeições leves, compostas por frutas, vegetais, carboidratos e proteínas magras, evitando alimentos gordurosos, frituras e comidas de rua, que não estejam em conservação adequada. Apostar em sucos e vitaminas também ajuda a nutrir e garantir a hidratação. O sono e o descanso são também fundamentais para que o organismo consiga se recuperar e se regular para manter o ritmo das comemorações”, explica.
Quanto à ingestão de água, embora cada pessoa tenha uma necessidade específica, Dra. Aline comenta que o ideal é ter sempre uma garrafinha por perto e ir consumindo ao longo do dia. “Estamos falando de um período que normalmente apresenta temperaturas e transpiração elevadas, o que já demonstra a necessidade de reforçar a hidratação. Ao ingerir bebidas alcoólicas, essa atenção deve ser ainda maior, lembrando de intercalar o consumo de água entre uma bebida e outra para que o corpo não desidrate e a temida ressaca seja ainda mais forte”, complementa.
Preparando a refeição ideal
E para as pessoas que buscam ideias de como organizar essas refeições, a nutricionista indica começar por um bom café da manhã, consumindo, por exemplo, uma salada de frutas com iogurte e um lanche de pão integral com queijo branco ou ovos mexidos.
“O importante é não excluir nenhum grupo alimentar. Para o almoço e o jantar, por exemplo, um prato ideal conta com um filé de frango ou um bife magro, legumes cozidos ou refogados, salada de folhas verdes e um bom carboidrato, como o arroz e o feijão, que oferecem saciedade e ajudam a repor o gasto energético”, destaca.