BRASÍLIA – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se comprometeu hoje a articular, com as bancadas do Amazonas e Rondônia, rapidez na tramitação no Senado do projeto de lei aprovado ontem na Câmara dos Deputados, que dispensa o licenciamento ambiental e obriga o governo federal a asfaltar a BR-319, considerada infraestrutura crítica indispensável para a segurança nacional na região Amazônica.
Uma vitória importante na luta pela recuperação da estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) e tira a capital amazonense do isolamento do resto do País, o substitutivo do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) aprovado e vai agora ao Senado, avança ainda mais, com a previsão de uso de recursos bilionários do Fundo Amazônia para reasfaltá-la.
“Essa é uma vitória importantíssima na nossa longa e incansável batalha pela recuperação da BR-319 e o direito de dignidade aos amazonenses e rondonienses. O passo mais importante é o acordo para flexibilizar o licenciamento ambiental, instrumento usado por ONGs ambientalistas que controlam o Ibama e Ministério do Meio Ambiente para travar eternamente a recuperação da BR que já existe e não vai impactar mais desmatamento. Para impedir a obra, esses órgãos controlados por ONGs estrangeiras, usam de todo artifício, desde cooptação de indígenas que estão a centenas de quilômetros, a conluio com o Ministério Público para dar pareceres contrários a obra”. comemorou Plínio Valério
Ele ressaltou ainda a importância da destinação de recursos do Fundo Amazônia, que tem muito dinheiro em caixa, e que agora, finalmente, será usado em benefício da população da região Amazônica.
Veja a integra do substitutivo aprovado ontem na Câmara: