A Latam Cargo está ampliando a sua operação no Norte do Brasil. A partir de abril, a unidade de transporte de cargas do Grupo Latam vai duplicar a capacidade para a capital paraense com a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que será operada uma vez por semana a bordo de aeronaves Boeing 767-300F,com capacidade para mais de 50 toneladas.
A companhia anunciou também a ampliação de seis para nove frequências cargueiras semanais com destino a Manaus a partir de março, sendo sete frequências a partir de Guarulhos e duas a partir de Viracopos. Isso irá permitir crescimento de 30% da capacidade (em quilos) em relação ao ano anterior.
A Latam Cargo responde atualmente por 27% do mercado de cargas aéreas da capital paraense em voos domésticos e internacionais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em Manaus, a participação é de 39%, considerando viagens para dentro e fora do Brasil.
Segundo a companhia, a ampliação da capacidade traz mais agilidade para o transporte de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce entre São Paulo e a capital paraense. Facilita também o translado de cargas como cosméticos, alimentos perecíveis e pescados entre Belém e Manaus.
“A Região Norte desempenha um papel fundamental no movimento de cargas dentro do Brasil”, afirma o diretor da Latam Cargo no Brasil, Otávio Meneguette.
Crescimento
Um ano atrás, o transporte de carga feito pela Latam respondia por 25% do volume total no Brasil. A aérea transportou 26 mil toneladas dentro e fora do País em janeiro de 2023.
Os aeroportos de Guarulhos, Manaus e Brasília foram os que mais movimentaram cargas domésticas da Latam Cargo na alta temporada e no início de 2023. Em sua operação internacional, as cargas foram transportadas pela empresa de/para o Brasil principalmente nos aeroportos de Miami, Santiago e Viracopos.
Com informações de Elisa Calmon/Estadão Conteúdo e M&C
Foto: Divulgação