A deputada Joana Darc (UB) denunciou, neste sábado (29), diretamente de dentro do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas-AM), as condições do cativeiro em que está a capivara Filó. Além da capivara mais amada do Brasil, Joana mostrou as condições em que vivem os demais animais do local.
Segundo Joana, a responsável técnica do Cetas impediu a parlamentar de adentrar, juntamente com Agenor Tupinambá, o TikToker conhecido por ter uma amizade com Filó, e Guilherme Divino, médico veterinário especializado em animais silvestres, nas dependências do órgão federal para ver a capivara. A parlamentar ressaltou que isso era algo que estava firmando, em um acordo verbal com Agenor e os funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).
“Fomos enganados pelo Ibama, pois ao chegarmos aqui, nos impediram de entrar, pela responsável técnica do local. Inclusive, havia notícias de que queria levar a Filó daqui sem nos informar, sem autorização necessária para isso”, denunciou.
A presença da parlamentar no Cetas
Depois de muita conversa, Joana conseguiu entrar no local, junto de Agenor e o médico veterinário, especialista em animais silvestres. Por meio de vídeos em suas redes sociais, a parlamentar mostrou a realidade do ambiente interno. Inclusive, as gaiolas onde ficam aprisionados os animais, de grande e pequeno porte, que são levados para o Cetas-AM.
“Quando entrei no Cetas, vi um lugar totalmente sem condições de receber a Filó. É uma cena de total abandono e, inicialmente, ela ia ficar trancafiada, porém quando chegamos soltaram ela. Também observamos os outros animais que ficam trancafiados, infelizmente, em um ambiente insalubre, sem a estrutura adequada para eles”, destacou Joana Darc.
Sobre o destino de Filó
Joana alegou que o destino da capivara ainda é incerto, porém levou uma comissão técnica de médicos veterinários para fiscalizarem o Cetas e redigirem um parecer técnico que apure as condições do ambiente, para que seja comprovado se Filó permanece ou volta para Autazes, com Agenor.
“Depois de muita luta, conseguimos uma autorização para que os médicos veterinários entrassem, para fazer um parecer técnico, onde vamos apresentar ao Juiz sobre as condições do local. Se for constatado que o Cetas não é o ambiente adequado para Filó, vamos sair com ela de forma imediata. Ela não fica, e volta para o habitat natural dela, em Autazes. Nós só vamos sair daqui com a Filó nos braços”, destacou.
Melhorias para o Cetas-AM
Na oportunidade, pensando no bem-estar dos demais animais que estão no Centro de Triagem do Amazonas, Joana destacou que o órgão precisa de atenção por parte do Governo Federal, pois as condições precisam melhorar para a saúde dos animais, dos voluntários e trabalhadores do local.
“Os demais animais precisam de ajuda também. Sabíamos que o Cetas não tinha uma estrutura tão boa assim, mas comprovamos alguns lugares hoje. O espaço precisa de um olhar do Governo Federal. Inclusive, quero parabenizar quem trabalha no Cetas, funcionários e voluntários, porque fazem a coisa acontecer mesmo com pouca estrutura”, pontuou.
A parlamentar salientou que vai levar requerimento e procurar meios legais, com ajuda de deputados federais, para ajudar o Cetas-AM.
“Não somente para um ótimo desfecho para a Filó, mas vou lutar para que o Cetas-AM tenha um sério investimento, para que possamos melhorar a condição de vida dos outros animais”, disse Joana.