A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ativa, a partir desta quinta-feira (1º/02), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, zona centro-oeste. Em paralelo à ativação, os efetivos operacionais dos Órgãos de Segurança Pública, Defesa Social e Saúde, a nível de Estado e da Prefeitura de Manaus, que participam do CICC, estarão presentes, atuando dentro e fora do perímetro dos eventos, para garantir a segurança dos foliões e do público em geral.
Toda a operação Carnaval 2024 será coordenada a partir da instalação do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle do Amazonas (SIC4-AM), por meio do qual serão implementados os componentes do CICC-L. A desativação está prevista para ocorrer dia 20 de fevereiro.
Para garantir apoio aos foliões, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) disponibilizará, em frente à Delegacia-Geral, a Delegacia Móvel. Equipes do Corpo de Bombeiros, também, estarão presentes para qualquer emergência.
Operação Carnaval
Durante todo o período carnavalesco para garantir a segurança dos foliões, as Forças de Segurança e Salvamento irão fortalecer as ações de policiamento nas ruas 24 horas por dia, tanto em Manaus, quanto nas cidades do interior do Amazonas.
Atuarão efetivos integrados das Polícias Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e as equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Ao todo, serão empregados mais de 3.500 agentes de segurança. A Polícia Militar vai empregar 2.500. Todas as tropas, em todas as modalidades de policiamento estarão atuando. Esse policiamento vai acontecer não só nos pontos de festa, mas em toda a cidade.
CIFs
Além do reforço no policiamento, a SSP-AM vai desencadear a Central Integrada de Fiscalização (CIF), que vai percorrer várias zonas de Manaus para dar cumprimento às Portarias de Carnaval e Grandes Eventos.
FOTOS: Carlos Soares e Lindemberg Cavalcante/SSP-AM