Durante a Semana Santa, a Prefeitura de Codajás realizou a entrega de peixes das espécies tambaqui e pirarucu à população. A ação teve como intuito beneficiar os munícipes.
O morador Pedro Mesquita, 65 anos, conta que veio do Piauí, passou por Belém, Manaus e chegou na terra do açaí, em Codajás e contou que “eu vim do Piauí, ora comer também em Codajás. Eu não tinha visto ainda nenhum prefeito fazer isso”.
Dona Maria Socorro, 63 anos, disse que só tinha visto essa ação em Manaus, agora, no município que mora, “isso é maravilhoso. Está ajudando as pessoas. É uma ação qie nunca tinha visto. Já vi em Manaus, mas aqui é a primeira vez. Que isso se repita mais e mais”.
Os peixes são frutos do trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Tonho Santos e vice Cleucivan Reis, que valoriza o psicultor e fomenta o desenvolvimento do primeiro setor na região. Além da aquisição do pescado o processo logístico também recebeu suporte da prefeitura. Dessa forma, é possível facilitar o escoamento da produção, fomentar a cadeia de criação de alevinos, que bem manejados, crescem e ficam prontos para o consumo.
SOBRE OS PEIXES
Em março desse ano, o município recebeu 20 mil alevinos de Tambaqui com o objetivo de fortalecer a produção local. A expectativa é que em 2024 a produção possa aumentar a partir do reforço na piscicultura.
Para que esse peixe chegue até a mesa das pessoas, existe um grande trabalho desenvolvido que é feito ao longo de anos.
O produtor Elias Cunha, 70 anos, conta que é muito bom produzir e ter para quem vender. “Minha produção esse ano foi pouca, mas ainda assim foi suficiente pra atender a demanda. E isso é muito bom. Olha, companheiro, tem pessoas que não condição de comprar 1kg de peixe. Quando eles recebem um peixe desses, fica lm feliz, porque vão comer com seus filhos, suas famílias, e é uma produção produzida no município, por codajaenses”.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca (Semap), Josias Lopes, foram retirados dos viveiros cerca de 12,5 toneladas de pescado, beneficiando 14 criadores de peixe.
“Os peixes têm ótima qualidade, já que são criados com todos os cuidados necessários. Temos a orientação por parte do Senar, que que nos ajuda a ter um pescado rico em nutrientes. Com esse trabalho, levamos a assistência aos produtores, fazendo assim aumentar a produção e ajudá-los a comercializar no município. Nesse momento em especial, os produtores puderam ajudar na demanda, e benefícios centenas de famílias”.
Todo o processo conta com o apoio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola (CEPA), e a assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que realiza qualificação para manter o peixe saudável e de qualidade para o consumo.
Foto: Divulgação/Semcom Codajás