O Manauara Shopping vai distribuir, até o fim deste mês, 2.863 livros para 13 instituições em 11 bairros de Manaus. A iniciativa faz parte da quarta edição do projeto “Leitura Para Todos”, proposto pela ALLOS, a maior plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina, da qual o Manauara é integrante. O projeto busca impactar positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo o hábito da leitura e a conscientização ambiental.
Além de receberem os livros, as instituições também receberão uma rodada de contação de histórias, para envolver ainda mais as crianças e estimular a imaginação e o amor pela leitura.
As instituições beneficiadas abrangem bairros como Mauazinho, Petrópolis, Alvorada, Centro, Dom Pedro, Nossa Senhora das Graças, Monte das Oliveiras, Tancredo Neves, Redenção, Santo Antônio e Cachoeirinha. Entre as entidades que receberão as doações, estão o Lar Batista Janell Doyle, Centro Municipal de Educação Infantil Professora Odete de Araújo Puga Barbosa, Abrigo Moacyr Alves, Associação Hermanitos, Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC-AM), CMEI Professora Joelma Silva de Oliveira, Instituto Ágape Manaus, Associação Missionária de Apoio e Resgate, Lar Fabiano de Cristo – Unidade Casa Joana de Ângelis, Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Legião da Boa Vontade e o Grupo de Apoio aos Portadores de Doenças Onco Hematológicas (Grupo Raio de Sol).
O livro escolhido para este ano é “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, escrito por Jana del Favero e Mariana Trindade, com ilustrações de Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares. A obra aborda a necessidade do cuidado com o oceano e o meio ambiente, trazendo a possibilidade de dois desfechos distintos, dependendo de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos.
A gerente de marketing do Manauara Shopping, Karla Henderson, destaca que além de incentivar a leitura, a ação também se conecta com os compromissos de sustentabilidade firmados pelo shopping, dentre estes, o de alcançar um índice de 90% de reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações, implantar infraestrutura completa para reuso de água em todo o portfólio, e atingir a marca de carbono zero. “Estamos muito felizes em poder contribuir para a educação e o desenvolvimento das crianças, além de promover a consciência ambiental desde cedo. Este projeto é uma grande oportunidade de mostrar como os livros podem transformar vidas e construir um futuro melhor”, pontua.
O projeto iniciou em shoppings centers de todo o país em 8 de junho, no Dia Mundial dos Oceanos. “Em mais uma edição do projeto, reforçamos o nosso objetivo de promover o hábito da leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez, temos ainda a oportunidade de abordar a importância da conscientização ambiental para os pequenos. A história do livro traz uma narrativa que incentiva a preservação do meio ambiente”, conta Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.
O Instituto da Criança, parceiro do projeto, é responsável pelo mapeamento, validação e seleção das instituições sociais contempladas desde a primeira edição, em 2021. Até agora, o projeto já doou mais de 610 mil livros para 872 instituições