Jogos de tabuleiros estão ganhando as salas de aulas de diversas escolas no país, proporcionando ao aluno uma imersão para apresentar soluções na prática. Chamado de “Desplugados” são jogos que representam ferramentas educacionais inovadoras, baseadas em modelos de cartas e tabuleiros, projetados para potencializar as metodologias dos ensinos Fundamental e Médio.
Os jogos, além de enriquecer a formação continuada dos estudantes, são recursos que combinam teoria e prática por meio da gamificação (jogos eletrônicos) e circuitos de trilhas de aprendizagem.
Um dos jogos do Desplugados é o “Kronoteca” que é um sequência mapeada para interagir com os componentes curriculares. “Então, ele vai integrar a matriz curricular como história, filosofia, sociologia e outros. Os estudantes que vão jogar o tabuleiro conhecerão novos conceitos de aprendizagem com muita interação e conhecimento”, comenta o gerente educacional da Innyx, Jocelino Junior.
Outro jogo de tabuleiro do projeto é o “Trilha CTS”, abordando Ciência, Tecnologia e Sociedade, entre outros temas que integram outros componentes curriculares.
Os jogos são iniciativas da Innyx, empresa que vem se destacando no mercado nacional por criar soluções inovadoras para fortalecer a educação do Brasil. Segundo Jocelino Silva, os jogos fazem o aluno se tornar o centro de processos educativos e integrar de forma consistente esta realidade.
A empresa está apresentando o projeto dos jogos e outras iniciativas educacionais na Bett Brasil, feira que reúne em São Paulo especialistas no assunto, até sexta-feira, dia 26 de abril, no Expo Center Norte. Para saber mais sobre a empresa, acesse: innyx.com.